Sobre São Carlos
Com uma população de 221.950 habitantes (Censo IBGE 2010), São Carlos está localizada no centro geográfico do Estado de São Paulo, a cerca de 230 Km da capital.
A formação do núcleo urbano de São Carlos do Pinhal – nome que remetia aos bosques naturais de pinheiros de araucária existentes na região – tem início no final do século XVIII, com a abertura do caminho conhecido como “Picadão de Cuiabá”, que ligava o litoral de São Paulo às minas do interior do país.
O desenvolvimento urbano de São Carlos está associado à presença da ferrovia inaugurada em 1884 que favoreceu sua inserção na vigorosa economia cafeeira paulista. Em São Carlos, a família Arruda Botelho, que no final do século XVIII adquiriu as terras da Sesmaria do Pinhal, foi protagonista no processo de implantação de infraestrutura de transporte ferroviário, criação de bancos e acumulação de capital comercial e industrial.
Da transição de uma economia baseada no trabalho escravo para a predominância de colonos livres, de origem europeia, sobretudo italiana, resultou uma composição demográfica marcada por diferentes grupos étnicos e raciais. Os imigrantes tiveram papel destacado na instalação das primeiras indústrias e também se inseriram na política local.
A partir da década de 1930 consolida-se a economia industrial associada aos investimentos do governo estadual em infraestrutura rodoviária. Com a instalação, no início da década de 1950, da Escola de Engenharia de São Carlos (USP), da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), nos anos de 1970, e de uma unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), na década de 1980, a cidade consolida seu perfil de centro de desenvolvimento tecnológico e ensino público de graduação e pós-graduação.