Menu fechado

Ingressantes

PERÍODO DE MATRÍCULAS – 24/02 a 28/02/2025

DISCIPLINAS 1º SEMESTRE 2025 (em breve)

O(A) aluno(a) deverá entrar em contato com seu orientador (a), antes do período de matrícula, a fim de definir as disciplinas a serem cursadas.

Documentação necessária (cópia em pdf legível)

  • CPF;
  • RG (não é possível substituir o RG pela CNH ou Conselho Regional);
  • Certidão de nascimento;
  • Título Eleitoral;
  • Certificado Militar;
  • Diploma de Graduação ou Certificado de Colação de Grau;
  • Histórico Escolar da Graduação;
  • Diploma de Mestrado ou Certificado de Homologação de Defesa (para o doutorado);
  • Histórico Escolar do Mestrado (para o doutorado);
  • 1 Foto (incluir a imagem no formulário de dados pessoais);
  • Passaporte e RNE (visto temporário IV) – Candidatos estrangeiros devem solicitar a carta de aceite do programa com antecedência

Formulários (digitados):

Os alunos que obtiveram o título de Mestre neste Programa deverão enviar apenas o diploma e histórico do mestrado e formulários preenchidos (os demais documentos não serão necessários).

O(A) candidato(a) do doutorado que tenha obtido diploma de mestrado em instituições estrangeiras deverão solicitar a equivalência de título, encaminhando a este Serviço os seguintes documentos: Solicitação do interessado, Cópia do Histórico Escolar e Diploma e Cópia da Dissertação. (Os alunos que necessitem de equivalência de título só poderão realizar a matrícula após aprovação da equivalência pela CPG-IAU)

INFORMAÇÕES IMPORTANTES AO INGRESSANTE

1) O sistema digital da Pós-Graduação da USP é o Janus. Todos os alunos devem se cadastrar no referido sistema para terem acesso aos seus dados. Para tanto, faz-se necessário o acesso ao site https://uspdigital.usp.br/wsusuario/  guia da Pós-Graduação => Sistema Janus. O seu número USP para esse primeiro acesso será informado por e-mail após a efetivação da matrícula pelo Serviço de Pós-Graduação.

2) Após o primeiro acesso e efetivo cadastro no Sistema Janus, torna-se possível a emissão de Declaração de Matrícula. Informamos que tal declaração possui autenticidade que pode ser comprovada por um código de controle, dispensando carimbo e assinatura deste Serviço de Pós-Graduação.

3) E-MAIL USP: Após a matrícula, os alunos regulares devem providenciar o e-mail institucional. É muito importante que você acesse regularmente seu e-mail USP ou cadastre um redirecionamento de mensagens ao e-mail que você usa regularmente, uma vez que é através dele que o Sistema Janus lhe avisará dos diversos prazos do seu Programa de Pós-Graduação, enviando alertas para que você não perca nenhum prazo importante do seu curso.  Para criar o e-mail institucional, o aluno deve acessar ESTE LINK e seguir as instruções. Assim que o aluno obtiver o e-mail USP o mesmo deve informá-lo ao Serviço de Pós-Graduação. É através deste e-mail que entraremos em contato e enviaremos todas os comunicados do PPG.

4) CARTÃO USP: Para solicitar o cartão USP, entre no Sistema Janus e clique em “Cartão USP” onde você deverá preencher a solicitação e anexar uma foto 3×4 digitalizada. Após cadastrar a solicitação no Sistema Janus, por favor, repassar tal informação para iau.pgr@sc.usp.br, com o assunto “Solicitação de Cartão USP”, uma vez que o Serviço de Pós-Graduação precisará aprovar a confecção do cartão. A confecção leva em torno de 45 dias. Quando o Cartão USP chegar no Serviço de Pós-Graduação do IAU o aluno receberá a informação via e-mail. Após a retirada do Cartão USP, o aluno deverá acessar o Sistema Janus para ativá-lo. Para a Renovação do Cartão, basta entrar no sistema a partir do mês do vencimento e solicitar novo cartão.

Carteirinha Digital USP (e-Card USP):
A Carteirinha USP pode ser baixada no Aplicativo e-Card USP
O aplicativo está disponível nas lojas Apple e Google Play e poderá ser acessado por meio da senha única do usuário USP. Além da imagem no dispositivo móvel, o e-Card USP apresenta como novidade o uso do QR-Code (Quick Response Code), que é uma chave de segurança atualizada temporariamente para identificação do usuário, no acesso aos sistemas corporativos da Universidade. Assim como a carteirinha física, o e-Card USP é pessoal e intransferível.
Os alunos ingressantes (graduação, pós-graduação e posdoc) terão acesso ao e-Card USP no momento que receberem seu número institucional, sem a necessidade de aguardarem pela confecção das carteirinhas físicas. Outra vantagem do aplicativo é que a atualização dos dados será automática.

5) Bilhete USP (BUSP) – utilização do BUSP em SP: Todo aluno matriculado terá direito ao Bilhete USP.  Esse bilhete leva os passageiros até a Estação Butantã do Metrô e desta para a USP todos os dias da semana, 24 horas do dia gratuitamente. O procedimento para solicitar esse cartão é o mesmo utilizado para o Cartão USP, exceto para os alunos que cursaram graduação na USP. Estes deverão encaminhar a solicitação do cartão USP ao Serviço de Pós-Graduação, através do e-mail: iau.pgr@sc.usp.br Maiores informações BUSP: http://www.puspc.usp.br/bilhete-usp-busp/

6) Acesso Wireless:
Há duas redes disponíveis para o acesso de vocês:
– Eduroam: acessada com Nº USP e senha única (senha do Janus)
Instruções de acesso disponíveis em https://eduroam.usp.br/como-usar/ 
Rede IAU: solicitar a senha e as instruções de acesso à Seção Técnica de Informática do IAU (STI).

O SERVIÇO DE PÓS-GRADUAÇÃO DESEJA BOAS VINDAS!