A Pró-Reitoria de Pós-Graduação comunicou a criação do curso de Introdução à Pós-Graduação da Universidade de São Paulo visando o aperfeiçoamento da experiência acadêmica do aluno ingressante na pós-graduação stricto-sensu.
O curso está estruturado em 17 videoaulas:
§ Aula 1 – A Pós-Graduação na USP
§ Aula 2 – A Pós-Graduação no Brasil
§ Aula 3 – Orientação aos Alunos pelo Serviço de Pós-Graduação
§ Aula 4 – Orientação aos alunos ingressantes (Sistema Janus)
§ Aula 5 – Bibliotecas USP e Buscas Bibliográficas
§ Aula 6 – Agências de Fomento
§ Aula 7 – Avaliação CAPES
§ Aula 8 – A internacionalização como ferramenta
§ Aula 9 – Plágio
§ Aula 10 – Ética em Pesquisa
§ Aula 11 – Ética em Pesquisa em Humanos
§ Aula 12 – Ética em Pesquisa em Animal
§ Aula 13 – Como escrever uma Dissertação/Tese – Humanas
§ Aula 14 – Como escrever uma Dissertação/Tese – Biológicas (em fase de edição)
§ Aula 15 – Empreendedorismo e Inovação na USP
§ Aula 16 – A importância do projeto de Pesquisa (em fase de edição)
§ Aula 17 – Biossegurança (em fase de edição)
Sendo que o acesso às videoaulas no 2º semestre de 2016 será livre, através do endereço – www.prpg.usp.br – edisciplinas (rodapé da página) – usuário: alunoprpg – senha: alunoprpg.
A PRPG conta com a colaboração da comunidade recebendo sugestões para aperfeiçoar esta ferramenta de apoio ao ensino, permitindo que os ingressantes em 2017 possam usufruí-la na sua totalidade.
O sistema ainda permitirá que aluno realize uma autoavaliação após o término do curso, verificando o seu conhecimento sobre os temas apresentados.