Menu fechado

NOMADS

Núcleo de Estudos de Habitares Interativos

Criado em julho de 2000, o Nomads.usp – Núcleo de Estudos de Habitares Interativos tem produzido leituras sobre a temática do habitar contemporâneo, relacionando-a com diferentes áreas do conhecimento, como arquitetura, estudos urbanos, arte, computação, demografia, design, estudos culturais, filosofia, história, ciências sociais, entre outras. O habitar é considerado, principalmente, um sistema onde se desenvolvem múltiplos aspectos do quotidiano do habitante urbano, ligados a ações nos espaços concretos, virtuais e híbridos que se combinam e interagem, constituindo a atual matéria prima da arquitetura e do design.

O Núcleo se interessa pela exploração e pelo desenho de espaços híbridos, que pressupõem a sobreposição de instâncias concretas e virtuais, em diferentes escalas, voltando-se também aos estudos de processos de criação dessas espacialidades. As pesquisas pressupõem que o habitar alimenta-se e se define a partir de diversos processos de comunicação, mediados ou não por sistemas digitais.

Constituem interesses de pesquisa do Núcleo: o estímulo à emergência de diversidades culturais em grupos e comunidades, as potencialidades de coexistência de diferenças em meio urbano, a exploração de metateorias sistêmicas como fundamentação de práticas de pesquisa e intervenção, os processos de participação e colaboração em todas as etapas de desenvolvimento e implementação de projetos públicos de arquitetura e urbanismo, a informatização de processos de projeto através de BIM, modelagem paramétrica e fabricação digital, e o audiovisual e o filme documentário como meios de leitura e expressão de dinâmicas urbanas.

O Nomads.usp edita o periódico científico V!RUS (www.nomads.usp.br/virus), cuja produção constitui um campo de pesquisa e formação para os pesquisadores do Núcleo. A V!RUS tem como objetivo constituir um locus de reflexão e interlocução em torno de temas contemporâneos relacionados ao edifício, à cidade e à paisagem, buscando estimular idéias emergentes presentes nos diversos campos disciplinares, cujas temáticas dialogam com aquelas das pesquisas do Nomads.usp. A revista é temática, bilingue português-inglês ou espanhol-inglês, com frequência semestral, e os artigos são avaliados em processo de avaliação duplo-cega por pares de áreas variadas.

Líder(es) do grupo: 

Marcelo Tramontano
Anja Pratschke

página web

diretório do grupo de pesquisa no CNPq