VI EHA – ENCONTRO DE HISTÓRIA DA ARTE – 2010

O Encontro de História da Arte é um evento que surgiu em 2004 a partir da iniciativa do corpo discente do Programa de Pós-graduação em História do Departamento de História do Instituto de Fi- losofia e Ciências Humanas da UNICAMP. Desde a sua primeira versão, visou abrir espaço para debates e proporcionar interação entre as diversas áreas voltadas ao estudo da produção artística, de modo a incen- tivar e divulgar novas pesquisas no meio acadêmico e no âmbito da sociedade em geral. O EHA surge da necessidade de favorecer as discussões e questões teóricas de um campo de estudos relativamente novo no Brasil, o da história da arte, propondo-se a reunir e divulgar pesquisas em história da arte de todo o país.

Para a sexta edição o tema é História da Arte e suas fronteiras. A palavra “fronteira” suscita uma reflexão sobre os limites do campo ou, visto por outro ângulo, a sua expansão. Apesar de não ser uma questão propriamente nova, têm ganhado recentemente espaço e relevância dentro das pesquisas da área. De que modo a história da arte pode inserir dentro de seu leque de estudos elementos, por exem- plo, da publicidade, da história em quadrinhos e da “cultura de massa”? Somado a isso, como outras áreas do conhecimento que lidam com esses elementos podem contribuir para ou podem se valer da história da arte? Discute-se aqui uma “história das imagens” em detrimento de uma história da arte.

Evocando outra acepção do termo “fronteira”, propõe-se pensar a temática dos lim- ites geográficos e temporais. Pressuposto tradicional do trabalho do historiador da arte esses temas são revistos criticamente gerando novos paradigmas para a abordagem das manifestações artísticas. Nesse contexto, repensadas as categorias de “regional” ou “nacional” para os métodos da disciplina, emergem novos conceitos como o de “história da arte global”, que tendem a dis- solver tais fronteiras. Paralelamente a isso, seria possível questionar também as fronteiras de uma história da arte geralmente pautada em uma sucessão temporal de estilos e de escolas artísticas.

Seguindo a tendência dos eventos anteriores, o tema de nossa reunião em 2010 objetiva ser amplo o bastante para abranger diversas áreas da história da arte atual, pensada em sua rela- ção com as políticas públicas e com as diversas instituições culturais nacionais e estrangeiras. As- sim, um dos objetivos do encontro é favorecer um intercâmbio com as demais áreas que geren- ciam o patrimônio público de forma a estreitar trocas e incentivar pesquisas multidisciplinares.

Artigo aceito

O DESENHO E CÔMODOS NA VILA FOSCARI DE PALLADIO | Prof Dr Joubert José Lancha