SIGraDi 2013

O tópico proposto para esta conferência, “Design baseado em Conhecimento”, é um convite a refletir sobre a natureza do conhecimento em design, como o representamos e como podemos usá-lo em processos criativos em ambientes digitais.

O design é uma tarefa cognitiva de alta demanda que envolve uma combinação de conhecimento explícito e tácito, regras e relações claramente difundias e heurísticas derivadas da experiência. Embora cada designer tenha distintas preferências, para resolver os problemas de design, existem algumas características comuns, como a capacidade de gerar rapidamente um pequeno número de alternativas possíveis, a capacidade de desenvolver co-evolutivamente tanto o problema quanto a solução, e a capacidade de integrar conhecimentos de diferentes disciplinas, todas características-chave do nosso trabalho.

Esses complexos processos mentais dependem fortemente de estruturas externas de representação. O que vemos como a formalização através de qualquer tipo de modelo não necessariamente captura toda a complexidade do desgin. É por isso que estamos interessados em indagar sobre a ambiguidade dos problemas de design, os mecanismos por trás das decisões, o papel das mídias digitais, as fronteiras entre conhecimento explícito e tácito, e nossa capacidade de manipular o nosso próprio conhecimento de forma criativa.

Artigos aceitos

A LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO ALIADA AO DESENHO NA CRIAÇÃO DE JOGOS DIGITAIS COMO INSTRUMENTO DE ARQUITETURA PATRIMONIAL | Érika Miwa Okushigue Ghisolfi | Prof Dra Simone Helena Tanoue Vizioli

ESTUDO COMPARATIVO ENTRE AS NOVAS FERRAMENTAS DIGITAIS UTILIZADAS NO DESENHO À MÃO LIVRE | Renato Tamaoki Figueiredo | Prof Dra Simone Helena Tanoue Vizioli