fotomontagem, política e surrealismo: relações perceptivas em uma arte de transformação

Cristiano Giansante | Prof Dr Paulo César Castral |2014-atual

O objetivo geral da pesquisa consiste no estudo e análise de fotomontagens surrealistas, sobre as obras do artista brasileiro Athos Bulcão e da artista germânica e erradicada na Argentina, Grete Stern, fazendo uma ligação o movimento artístico dos dois países com as obras de artistas estrangeiros e com os outros movimentos, como o dadaísmo e construtivismo russo. A ligação baseia-se principalmente em como esse movimento artístico serviu como arma política e mais importante do que isso, na criação de uma nova forma de linguagem, utilizada como forma de representação e percepção do mundo e na inquietude e intimidade do ser, sendo que, a partir das relações e contraposições entre os dois “mundos”, há o entendimento das mensagens presentes nas fotomontagens. Traçando um breve histórico que se inicia com as fotografias documentais, se buscará mapear o papel desses meios nas vanguardas estéticas do começo do século XX e como tais procedimentos mudaram a visão dos artistas, criando uma nova linguagem, a fotomontagem. A partir dela, analisa-se a relação ao contexto histórico dos países na qual a presença dessa arte foi mais duradoura e a influência como recurso de propaganda política utilizado como meio para conscientizar a população ou de protesto de uma dada situação. Com um foco específico, discute-se o surgimento da fotomontagem surrealista no âmbito nacional e internacional, justamente pela sua especificidade que se diferencias das fotomontagens associadas à outras correntes estéticas.Ao romper com o modelo sensível, o Surrealismo usa a imaginação como o elemento principal da criação e ação política, unindo a arte real e a arte possível, o objetivo (concreto) e subjetivo (imaginário). Para que ocorra essa figuração da mente, as colagens desmaterializam o tradicional e configuram uma nova realidade. A escolha da obra de Athos Bulcão como objeto de estudo se deu por conta da força de sua abordagem sobre o diálogo com o onírico, onde o real é abandonado, para dar a espaço a ilusão. Já com a obra de Grete Stern, há a influência direta na perspectiva dos sonhos como resposta as dúvidas e indagações de um público feminino, presente na seção “A psicoanálise vai ajuda-la”, da revista argentina Idílio.

Projeto de Pesquisa: cristiano-giansante