caderno de viagem: um estudo das relações entre o desenho e as ações perceptivas sobre o espaço em dois cursos de arquitetura (cau.iau.usp e escola do porto)

Ana Laura Assumpção | Prof. Dr. Paulo César Castral

A pesquisa proposta associa o campo do desenho, principalmente um tipo específico, chamado caderno de viagem, com os processos perceptivos mobilizados na construção do conhecimento e na formação de arquitetos e urbanistas. Será adotado como objeto de análise a produção de caderno de viagem por alunos do curso de graduação em arquitetura e urbanismo do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, em São Carlos, e do mestrado integrado em arquitetura (licenciatura integrada ao master) da Faculdade de Arquitetura do Universidade do Porto (conhecido como Escolado Porto), em Portugal. O presente projeto caracteriza-se como o desdobramento da Iniciação Científica desenvolvida pela autora dessa proposta, com financiamento do Programa Ensinar com Pesquisa da Pró-Reitoria de Graduação da USP, com o título Caderno de Viagem: Práticas de ensinagem em desenho de observação para a formação de arquitetos e urbanistas. Os desdobramentos que ocorrem na construção de um desenho, incluindo simultaneamente o processo de ver e de desenhar, são questões dependentes a priori de um aprendizado e a posteriori de desenvolvimento prático. Assim, ao estudar a forte base metodológica voltada para o desenho da Escola do Porto, poder-se-á entender como esse ensino possibilita aos seus alunos uma formação, de certa forma, mais artística e de maior destreza com as diversas relações projetuais da profissão de um arquiteto. Além disso, há uma associação externa a ser feita, a qual inclui o curso de arquitetura e urbanismo do Instituto de Arquitetura e Urbanismo – USP. É uma comparação entre este e a Escola de Porto na utilização do desenho dentro do ensino e uma comparação mais pontual entre os cadernos de viagens executados pelos alunos de ambas as faculdades. Ao analisá-los será possível encontrar mais respostas sobre a importância do desenho para os arquitetos e, principalmente, sobre como se constrói conhecimento através dessa prática. Pretende-se, por fim, que as considerações finais dessa proposta possam colaborar com o projeto Arquitetura, desenho e representação: metodologias de desenho no ensino de projeto, desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa ELAC (Estudo de Linguagem em Arquitetura e Cidade). Esse projeto é financiado pelo Edital de 2011 de Convênio de Cooperação Internacional de Pesquisa da Universidade de São Paulo com a Universidade do Porto, promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa, mais especificamente entre o ELAC e uma equipe de pesquisadores da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP)

Relatório final ana-laura-assumpcao