DOCOMOMO – 2011

Após quase vinte anos de atividades do DOCOMOMO Brasil, assistiu-se a um incremento exponencial nas pesquisas sobre o patrimônio edificado recente. Cresceu o número de conjuntos urbanos e edificações do século XX reconhecidos como patrimônio cultural, multiplicaram-se os acervos documentais e publicações a seu respeito, acumularam-se experiências e reflexões vinculadas à sua preservação.

Nesta perspectiva, a interdisciplinaridade se colocou como fator inerente à cultura preservacionista em Arquitetura e Urbanismo. São fundamentais os aportes da História, na consolidação de narrativas críticas; da Sociologia e Antropologia, na aferição de valores culturais; da Engenharia, no diagnóstico das condições materiais dos bens; das Artes, na conservação e restauro das obras integradas a edifícios; da Geografia, no estudo das questões populacionais e regionais; da Ciência da Informação, na conservação e divulgação de acervos documentais; do Direito, na normatização dos bens patrimoniais; da Comunicação Social, no diálogo com as comunidades envolvidas.

O propósito do 9º Seminário DOCOMOMO Brasil foi o de agregar, de modo interdisciplinar, o conjunto de práticas neste universo, compartilhando conhecimentos e consolidando princípios contribuindo eficazmente para a preservação do patrimônio cultural recente.

Artigo aceito

DOCUMENTAÇÃO E LEITURA DO EDIFÍCIO E DE SUA PRODUÇÃO | Prof Dr João Marcos de Almeida Lopes | Prof Dr Joubert José Lancha