SIGraDi 2012

Em 2012, Fortaleza foi sede da XVI edição do Congresso de SIGraDi, que teve como tema forma(in)formação. Pesquisadores, profissionais e estudantes de design, arquitetura, engenharia, computação e áreas afins discutiram como as novas tecnologias computacionais estão mudando a forma de projetar, produzir e gerenciar os artefatos, os edifícios, as cidades.

A manipulação digital da informação permeia os processos contemporâneos de produção e projeto do objeto, da arquitetura e da cidade. Com as novas tecnologias de base digital, engendram-se mudanças profundas nos processos de concepção, modelagem e gerenciamento. Caracterizam esse novo quadro: o surgimento de processos de projeto por emergência das formas, através de algoritmos e gramáticas; a modelagem e gerenciamento de informação através do BIM (modelagem da informação na construção), GIS (sistema de informação geográfico) e demais protocolos de trabalho colaborativo; e ainda a conformação das ideias, em realidades virtuais, ou mesmo fundidas na própria matéria, através de tecnologias CAD-CAM (desenho auxiliado por computador e manufatura auxiliada por computador); além do incremento da prototipagem rápida e fabricação digital seja como processo de projeto, seja, como se anuncia, para fins de produção. As pesquisas mais recentes tratam dos processos em que dados são organizados, de como a informação pode ser comunicada em diversas formas e apreendida como conhecimento. Esse processo contínuo de formação é a matéria do XVI Congresso da SIGraDi: a investigação dos processos de forma(in)formação.

Artigo aceito

ENSINO DE ARQUITETURA E URBANISMO COM AUXÍLIO DE FERRAMENTAS DIGITAIS | Isabelle Maria Mensato da Silva | Prof Dra Simone Helena Tanoue Vizioli