a função social das imagens produzidas por Geraldo de Barros

Ana Luiza Gambardella | Prof Dr Paulo César Castral | 2011-2012

A presente pesquisa visa mostrar a importância de Geraldo de Barros e de sua produção fotográfica no cenário artístico nacional.

Inicia-se mostrando como se deu sua inserção artística, suas experiências diversas e a situação em que se encontrava a discussão de arte, incluindo a inserção da fotografia nesse contexto durante a chamada modernidade no Brasil.

Então o artista é inserido nesse contexto com as diversas experiências nas quais participa, mostrando as diversas técnicas utilizadas, como elas se inserem nos trabalhos e os diversos grupos aos quais o artista é participante e muitas vezes fundador com outros colegas artistas.

Por fim, após a inserção do artista no contexto e mostrando as diversas experiências nas quais participa, mostra-se sua expericia artística e é tido uma reflexão sobre a mesma. Os dois conjuntos de imagens são colocados e analizados em grupos e tem sua comparação feita levando em consideração sua colocação temporal (o primeiro na década de 50 e o segundo na década de 90), a fidelidade aos estudos anteriores e as experiências adquiridas com o tempo.

Mostramos, portanto, como Geraldo de Barros se coloca como um artista de grande alcance e de grande importância por estar sempre envolvido com a inovação artística e ligado as questões de seu tempo, aproveitando as tecnologias existentes e, até mesmo, questionando as mesmas com seus trabalhos.

Relatório final: ana-luiza-gambardella