o desenhar do arquiteto: um estudo sobre a utilização do desenho à mão livre como forma de investigação

Ana Carolina Hidalgo Araújo | Prof Dr Paulo César Castral | 2013-2014

O significado do ato de desenhar engloba diversos sentidos advindos de diferentes contextos históricos. No âmbito da Arquitetura e Urbanismo, tal ferramenta investigativa, reflexiva e criativa tem papel de assimilação de um conceito no momento de se propor um projeto. Neste contexto, o intuito dessa pesquisa visa compreender tais processos de significação e investigação, existentes nos desenhos em geral, visando demonstrar os motivos pelos quais os estudantes de Arquitetura e Urbanismo devem recuperar tal ferramenta no seu processo de criação. Por isso, o estudo mais aprofundado do desenho infantil se fez necessário, já que sua contribuição para a formação da criança através de seu caráter genuíno, expressivo e investigativo é inegável. Sendo assim, também nos foi conveniente pesquisar a ação de diversos artistas do início do século XX, que se dedicaram a analisar os desenhos de crianças e tentar incorporar tais traços nas suas próprias obras. Foi realizada uma atividade orientada em uma escola objetivando compreender as fases do desenho infantil. Através de tal análise, entenderíamos na prática como ocorre a mudança nessas etapas e seria possível identificar o momento em que se perde o interesse por tal ferramenta, tão importante no processo de descoberta existente na rotina infantil.

Relatório final: ana-carolina-hidalgo-araujo