diários gráficos de Dan Eldon: maneiras de representar o mundo

Mateus Segnini Tiberti | Prof Dr Paulo César Castral | 2011-2012

Esta pesquisa estuda os Diários Gráficos, buscando um panorama geral sobre a produção desse instrumento de representação. Tal visão serve de base para a análise dos Diários Gráficos do fotojornalista e artista inglês Daniel Eldon. Seus diários despertam interesse pelo modo como desenhos, fotografias e colagens são trabalhados, resultando numa grande quantidade de imagens distribuídas por 17 cadernos. Devemos notar que Dan trabalhou com meios um tanto inusitados, tratando-se de Diários Gráficos: colagem e fotografia. Esta produção revela várias conexões com a atividade artística do século XX (sobretudo dos anos posteriores a 1950) além de ligações com a arte e a história da África e com a própria história pessoal de Dan Eldon.

Num mundo em que a tecnologia é algo cotidiano na vida das pessoas, os Diários Gráficos tradicionais, feitos de papel e desenhados à mão, destoam e parecem uma coisa de um passado distante. Defendemos a validade deste instrumento de representação, como auxílio para a construção de um discurso sobre o real, sem entrar na discussão entre as perdas e ganhos causados pela tecnologia. Buscamos contribuir para a expansão da pesquisa de Diários Gráficos, tomando como objeto de análise os diários de Dan Eldon que se distinguem pelos meios utilizados para a representação.

Relatório final: mateus-s-tiberti