laços desenhados: aproximações entre croquis e projetos das obras de Eduardo Souto de Moura e Eduardo de Almeida

Gabriel Braulio Botasso | Prof Dra Simone Tanoue Vizioli | 2014 – atual

A pesquisa que ora se propõe parte do interesse deste pesquisador (membro do Núcleo de Estudos das Linguagens em Arquitetura e Cidade – N.ELAC – IAU.USP) em adensar a amálgama criada pelo Acordo de Cooperação Internacional USP/UP/2012-2015, entre o Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (IAU.USP) e a Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), cujo projeto intitula-se “Arquitetura, desenho e representação: metodologias de desenho no ensino de projeto”, estabelecendo liames de conhecimento e experimentação na seara que estuda as linguagens da arquitetura e da cidade. Este trabalho também se coloca como uma continuação da iniciação científica desenvolvida por este pesquisador entre 2013 e 2014 (Pró-Reitoria de Pesquisa da USP). “Linhas Inquietas: croquis e ações projetuais na obra do arquiteto Eduardo Souto de Moura” tinha por objetivo investigar a importância do desenho a mão livre no processo projetivo frente aos novos aparatos tecnológicos. Com vistas a contribuir com tal questão, foram recortados como objeto de estudo os desenhos conceptivos do arquiteto Eduardo Souto de Moura. Por meio de comentários gráficos sobre esses esboços foi possível verificar que as primeiras ideias da obra já estavam presentes nos croquis iniciais. Sendo assim, pretende-se agora, pelo método histórico comparativo, analisar os processos de projeto dos arquitetos Eduardo Souto de Moura (Escola do Porto) e Eduardo de Almeida (Escola Paulista), tendo como hipótese a manutenção do desenho à mão livre como ferramenta primordial no processo de projeto, o que já foi confirmado no caso de Eduardo Souto de Moura. Para a pesquisa atual pretende-se coletar materiais com o próprio arquiteto, por meio de entrevistas e digitalização de croquis e demais peças gráficas, além de desenhos de observação e de fotografias de obras selecionadas a partir de critérios que serão estabelecidos ao longo da pesquisa. Desta forma, desenha-se um laço investigativo entre os croquis e as obras de ambos os arquitetos, o primeiro mais afeito às questões relativas à implantação e ao sítio e o segundo, à função e à técnica construtiva.

Projeto de pesquisa: gabriel-botasso-FAPESP