linhas inquietas: croquis e ações projetuais na obra do arquiteto Eduardo Souto de Moura

Gabriel Braulio Botasso | Prof Dra Simone Helena Tanoue Vizioli | 2013-2014

A presente pesquisa insere-se nas atividades do Núcleo de Apoio à Pesquisa em Estudos de Linguagem em Arquitetura e Cidade (N.ELAC) e também solidifica o Acordo de Cooperação Internacional USP/UP, entre o Instituto de Arquitetura e Urbanismo e a Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), cujo projeto intitula-se “Arquitetura, desenho e representação: metodologias de desenho no ensino de projeto”, estabelecendo liames de conhecimento e experimentação na seara que estuda as linguagens da arquitetura e da cidade, dando ênfase às questões cognitivas presentes na percepção das mesmas.

Muitos foram os estudiosos que se debruçaram a investigar o que é o desenho e quais suas relações com o pensamento humano, sua capacidade cognitiva e, principalmente, o auxílio em aprimorar as capacidades perceptivas (entre eles Merleau-Ponty, Rozestraten, Herbert e Gouveia). São relações oriundas de tempos passados, que remontam aos primeiros traços, ainda inscritos nas cavernas como forma de registro de memórias, de grandes feitos. Essa relação entre homem e espaço alterou-se significativamente: o homem descobriu meios de transferir o mundo real para o papel e os aperfeiçoou com a invenção do desenho perspéctico, passando hoje para um mundo abundantemente virtual. Seus desdobramentos atingiram o campo arquitetônico e modificaram as abordagens projetuais – o arquiteto incorporou as ferramentas digitais aos processos de criação. Essa pesquisa propõe-se a discutir o papel do desenho a mão livre diante das novas tecnologias, em meio ao processo projetivo arquitetônico.

Atualmente, o grande avanço tecnológico trouxe consigo novas ferramentas computacionais e, consequentemente, modificações no que tange aos métodos de projeto. O papel do desenho a mão livre é sabatinado e sua importância é discutida. Nesse sentido, o objetivo principal desta pesquisa é levantar insumos para fomentar essa discussão, utilizando uma forma de análise que contemple o entendimento dos croquis de obras selecionadas do arquiteto português Eduardo Souto de Moura.

Relatório final: gabriel-botasso

Caderno 1: caderno_fichas