A prof. Dra. Laura Kemmer (Humboldt University e Cátedra von Martius Alemanha-Brasil de Ciências Humanas e Desenvolvimento Sustentável – DAAD-USP) proferiu a palestra de abertura do Seminário de Pesquisa 2023 no dia 11 de abril de 2023.
Intitulada “Spurenicherung – Reter traços. O Chão Urbano como Arquivo de Ecologias Reparadoras”, a palestra se baseou na tradição artística alemã de Spurenicherung/Rastrodetecção para explorar como novas formas de cura, reparo e reparação emergem do espaço urbano e, em particular, dos seus chãos, ao mesmo tempo orgânicos e construídos, elementares e poluídos. Em uma primeira parte da palestra, explorou como os “solos de entulhos” (rubble soils) da Berlim pós-guerra, a partir dos anos 70, geraram novas alianças entre artistas e cientistas de solo que contradiziam imaginários de “pureza elementar” e de “renaturalização”, apresentando assim os solos urbanos como arquivos perturbadores. Em seguida, voltou-se para a cidade de São Paulo atual para argumentar que novos movimentos ecopolíticos que traçam os chãos urbanos em busca dos seus rios escondidos e comunidades ribeirinhas não estão simplesmente “evidenciando”, mas produzindo coletividades humano-materiais de testemunhas que promulgam múltiplos passados, presentes e futuros para reivindicar justiças ambientais e práticas de reparação dos mais variados tipos.
Kemmer atua com Estudos Urbanos (Antropologia-Geografia), é coordenadora do Projeto “Designing with the Planet. Connecting riparian zones of struggle in São Paulo, Jakarta, and Berlin” (Governing through Design-South Designs initiative, Swiss National Science Foundation) e pesquisadora associada no projeto “Re-scaling Global Health. Human Health and Multispecies Cohabitation on an Urban Planet” (Berlin University Alliance).