iau 0911 e 0921

1º semestre

Exercício 1 – Levantamento da Casa: consiste em fazer um levantamento da casa onde mora, desenhando o levantamento em desenho técnico em qualquer nível de capacidade de representação em que se encontra no momento para então iniciarmos uma equalização no desenvolvimento dessa técnica; fazer um relatório memorial de aspectos da casa desconhecidos e outros que embora conhecidos não se sabe a nomenclatura correta, como um reconhecimento novo de algo só aparentemente conhecido.

Exemplo feito por um dos alunos:

Exercício 2 – Com o projeto original disponibilizado para os alunos para que eles comecem a se familiarizar com a representação em Desenho Técnico e ao mesmo tempo iniciar a visualização de repertório novo, desconhecido para eles, redesenham o projeto conforme os desenhos originais de Carlos B. Millan na Casa da Lagoinha, e a partir daí executam a maquete da casa.

Exemplo de desenho e maquete feito por um dos alunos:

Exercício 3 – Prosseguindo nos estudos de representação técnica e leitura que se traduz na execução de maquete, aumento de informações que contribuam para a formação de repertório com moradias que alunos desconhecem e, novamente contando com o acervo do arquiteto Carlos Millan, dessa vez na Casa Nadir de Oliveira, é fornecido o projeto executivo como base de estudos e a tese de mestrado do arquiteto Sérgio Matera sobre a obra desse arquiteto expandindo o trabalho para textos teórico-críticos na arquitetura.

Nos dois exercícios são realizados seminários de apresentação das interpretações de cada aluno sobre o Morar, as novidades da arquitetura e como Morar, características da proposição arquitetônica, conforto, e demais opiniões que os alunos colocam em debate para todos.

Exemplo de desenho feito por um dos alunos:

2º semestre

Exercício 1 – Pesquisa para coleta de dados de modos de MORAR/HABITAR em diferentes lugares do mundo, considerando as diferenças geográficas, climáticas e culturais que influenciam não só no modo de construir e de ocupar, mas no comportamento diário, no fazer doméstico e no social.

Exemplos de levantamentos feitos pelos alunos:

Exercício 2 – Seminário sobre o capítulo 2 INTIMIDADE E PRIVACIDADE, do livro CASA: Pequena história de uma ideia de Witold Rybczynski, que trata do morar no século XVII até o início do século XVII, com as evidentes diferenças comportamentais que temos entre hoje e o período tratado.

Exercício 3 – A rua, a quadra (o quarteirão), o bairro, a cidade. Os alunos fazem uma série de levantamentos e leituras, agora saindo da casa e olhando o fora, o entorno e arredor, a cidade, a paisagem onde cada um mora. Os levantamentos incluem o olhar atento para a infraestrutura existente, tais como redes hidráulicas de abastecimento, esgotos sanitário e drenagens, redes elétricas, de telefonia e de lógica, além de detalhes construtivos de passeios, guias e sarjetas, leito carroçável, etc.

Exemplos de levantamentos feitos pelos alunos:

 

Exercício 4 – Projeto de uma residência unifamiliar, com programa e área determinados, em um terreno com desenho fornecido (hipotético), área construída até 60 m2 e com sistema construtivo de pré-fabricação em madeira.

Exemplos de Projetos feitos pelos alunos: