O conceito da sustentabilidade assimilada em sua amplitude atua como elemento norteador para o desenvolvimento do parque.

Conciliá-lo a outros eixos elementares – que levam em consideração não apenas o novo, mas também aspectos pré existentes e realidades deficitárias, – operam em ações de manutenção tanto de fatores ambientais, quanto relativos a valores patrimoniais e simbólicos.

Às pré existências couberam a recuperação e conservação de suas estruturas a fim de incorporá-las de maneira homogênea ao projeto do parque, sejam elas naturais ou artificiais, na tentativa de resgatar a memória e evidenciar ao máximo suas potencialidades através da ressignificação de suas competências para com a população.

O parque Pindorama tem como principal objetivo atuar como potente equipamento público urbano tanto para minimizar os problemas causados pela escassez de água e falta de infraestrutura hídrica, quanto proporcionar setores recreativos, esportivos, culturais e educacionais absortos por uma paisagem simbólica que opera como um oásis urbano, no que diz respeito à criação de um microclima mais confortável, concretizando portanto, uma relação gradual de identidade, apropriação e cuidado conscientes pela comunidade.

O projeto que será apresentado busca elucidar de maneira contundente todos os conceitos supracitados, tal qual seus desdobramentos práticos como estruturas fundamentais de paisagismo, mobilidade, acessibilidade, integração ao território adjacente e respeito às reminiscências.