workshop exploding-galaxy web

Workshop no IAU com Michael Chapman – “Exploding Galaxy: (Re) Apropriação e (Re) Significação do Espaço Urbano”

workshop exploding-galaxy web

– dias 25, 26 e 27 de março de 2015. O Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU, USP, São Carlos) informa que estão abertas as inscrições para participação no Workshop Exploding Galaxy: (re)apropriação e (re)significação do espaço urbano que será ministrado por Michael Chapman, poeta e artista com uma extensa experiência (ex-integrante do grupo de vanguarda artística Exploding Galaxy, Londres, 1967-1969; do grupo Zanzibar Films e co fundador da Revista L’Idiot International, em Paris, 1968), atualmente professor na Universidade Federal do Rio Grande.

O evento é endereçado aos alunos de graduação, pós-graduação ou àqueles que se interessam de alguma forma pelo tema da cidade e do exercício de leitura, apropriação e compreensão do espaço urbano atual. A proposta consiste no (des)condicionamento da vivência e apreensão do espaço da cidade a partir do seu atravessamento por um percurso pré-elaborado ou não, capturado por meios digitais, que posteriormente são avaliados, discutidos frame à frame e, finalmente, editados. A prática do percurso como um recurso estético remonta às deambulações dadaístas e surrealistas do início do século XX e, posteriormente, à deriva situacionista, dotados de crítica à cultura capitalista e ao espaço da cidade moderna. Outros grupos artísticos como o Fluxus e o próprio Exploding Galaxy, também incorporaram a prática da caminhada pelas ruas da cidade às suas performances artísticas. Atualmente o percurso enquanto exercício simultâneo de leitura e de escrita dos espaços vem sendo reconhecido dentro de um campo expandido da arquitetura, como um instrumento cognitivo e projetual, capaz de revelar no caos das transformações urbanas, uma geografia, ampliando, portanto, os recursos da própria disciplina arquitetônica.

Aos interessados sobre o tema haverá a apresentação prévia: Exploding Galaxy: a vanguarda esquecida dos anos 1960″, por Ana Carolina Fróes Ribeiro Lopes, dia 19 de março, às 17h, no Auditório Paulo de Camargo.

WORKSHOP

Datas: 25, 26 e 27 de março
Local: Auditório Paulo de Camargo (IAU USP)
Inscrições: workshop.exploding.galaxy@gmail.com – as vagas são limitadas (40) e por ordem de inscrição.

Organização: Prof. Dr. Carlos Roberto Monteiro de Andrade e Ana Carolina F. R. Lopes (pós doutoranda IAU USP)
Apoio: Instituto de Arquitetura da USP, São Carlos e Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP – PRCEU.

Dia 25
Manhã – Apresentação do Projeto Encontros Singulares: Narrativa, memória, arte e vida.
Tarde – Apresentação do filme Acéphale (diretor: Patrick Deval,1969, 90 min.)Dia 26

Dia 26
Manhã – Exploração do meio urbano;
Tarde – Exploração dos filmes gravados por cada autor e delimitação dos pontos de interesse despercebidos no ato de filmar;
Noite – Projeção e refilmagem dos vídeos;

Dia 27
Manhã – Edição dos clipes de vídeo e seleção e conversão de duas cenas chave em frames (fotogramas);
Tarde – Redimensionamento e impressão dos fotogramas e textos escolhidos por cada dupla;
Noite – Exposição dos trabalhos e encerramento

cartaz anexo