DSC 3181 web

“Um Instituto que forma cidadãos”: confira imagens da colação de grau do IAU

DSC 3181 web

_ Um Instituto que forma cidadãos: essa foi a característica destacada pelo diretor do Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU/USP), Miguel Antonio Buzzar, na colação de grau ocorrida na manhã da última sexta-feira, 8 de fevereiro, no anfiteatro da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/USP) “Jorge Caron”.

Durante a solenidade, que contou com a participação de pais, alunos, docentes e funcionários, o clima de satisfação dominou o ambiente, no qual 24 alunos compuseram a 30ª turma de Arquitetura e Urbanismo e 8ª turma do Instituto de Arquitetura e Urbanismo.

Além do diretor do IAU, a mesa de honra contou com Fábio Lopes de Souza Santos (presidente da Comissão de Graduação (CG-IAU)), David Moreno Sperling (presidente da Comissão de Cultura e Extensão (CCEX-IAU)), Mario Pereira de Souza Lima Neto (filho da professora Mayumi Watanabe de Souza Lima) e José Antônio Lanchoti (conselheiro e coordenador da Comissão de Ensino e Formação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo).

Em seu discurso, Miguel falou sobre a forte interação que existe entre docentes e alunos do IAU, afirmando que, permanentemente, o Instituto se esforça para manter sua missão de formar profissionais e cidadãos. Também destacou que a USP busca manter a qualidade e a gratuidade e, especialmente nos anos recentes, esforçando-se também para se tornar uma universidade inclusiva.

Fabio endossou o discurso do diretor, afirmando que, no IAU, o envolvimento entre docentes e alunos é muito forte, e que a colação de grau é um momento de mudança, inclusive de status social, quando os estudantes passam a ter um papel de grande responsabilidade na sociedade. “E jamais se esqueçam de que um dia vocês também pertenceram a esta Universidade”, salientou.

Já David falou brevemente sobre a biografia de Mayumi Watanabe de Souza Lima Neto, docente da área de projeto no então Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/USP) entre os anos de 1987 e 1994, quando faleceu. Em homenagem à docente, em 2018, foi criado o “Prêmio Mayumi Watanabe de Souza Lima” que, por meio de votação da comunidade IAU, elege os três melhores trabalhos apresentados pelos alunos de graduação.

Ao tomar a palavra, Mário falou sobre a emoção de ver a mãe sendo homenageada, e da satisfação em ver o carinho e a lembrança que a comunidade do IAU tem por ela. Destacou a militância política de Mayumi, mas sobretudo sua preocupação de que o aluno sempre fosse o agente de produção de conhecimento.

Além do Prêmio Mayumi, também foram entregues os certificados de Destaque Acadêmico e a Láurea de Excelência Acadêmica.

Após uma hora e meia de seu início, a colação foi encerrada por Miguel, dando espaço às comemorações e ao registro feitos pelos diversos pais orgulhosos presentes.

Ganhadores da Láurea de Excelência Acadêmica

Amanda Halda
Ana Flávia Salvador
Carolina Dupim Hosino