Passeio faz parte das comemorações pelos 90 anos da USP. Local guarda obras de arte que retratam importantes episódios históricos do país
.
Servidores técnico-administrativos do IAU visitam Museu do Ipiranga em São Paulo
Na última sexta-feira (26), os servidores técnico-administrativos do Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU), do Campus USP São Carlos, realizaram uma visita guiada ao Museu Paulista da Universidade de São Paulo (USP), em São Paulo (SP).
A visita ao Museu do Ipiranga, como o local também é conhecido, faz parte das comemorações pelos 90 anos da USP. No monumento-edifício, há quadros que contam a história do país, como O Grito do Ipiranga, de Pedro Américo, o retrato de Maria Quitéria de Jesus Medeiros, de Domenico Failutti, além de esculturas dos Bandeirantes.
.
Obra “O Grito do Ipiranga”, de Pedro Américo, no Museu Paulista, em São Paulo
“Uma coisa que me chamou a atenção foram os quadros expostos que retratavam a caminhada dos Bandeirantes e os comentários absolutamente pertinentes dos guias sobre os Bandeirantes”, disse o servidor técnico-administrativo Sérgio Celestini.
Na escadaria do Museu, há globos de vidro sobre estruturas, como suportes, que contêm águas de diferentes rios brasileiros, como o Rio Amazonas, o Rio Paraná e o Rio São Francisco.
Reservatórios de vidro guardam água dos principais rios brasileiros no Museu do Ipiranga, em São Paulo
A oportunidade foi aberta a todos os servidores do IAU e teve, como objetivo, o reforço do pertencimento dos técnicos-administrativos à universidade, bem como o fomento à cultura e extensão. Após o passeio, os servidores encerraram a programação com um jantar.
.
Informações sobre o projeto
A iniciativa surgiu do Projeto 26/07/2024 – Dia do Bem-Estar e Pertencimento dos servidores técnico-administrativos do IAU, redigido pelo servidor Bruno Sevciuc e aprovado pela Comissão de Inclusão e Pertencimento (CIP) dentro do Edital 04/2023 da Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento, que distribuiu recursos às unidades da USP tendo como objetivo “apoiar financeiramente projetos que demonstrem, de maneira clara e objetiva, vínculos com ações que estimulem, no âmbito da USP, a construção do pertencimento associado ao bem-estar físico, mental e social dos servidores técnico-administrativos.”