IAU--fachada-1

Pró-Reitor de Pós-Graduação da USP visita o IAU

IAU--fachada-1

No último dia 23 de maio, o Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU/USP) recebeu o Pró-Reitor de Pós-Graduação da USP, Carlos Gilberto Carlotti Júnior. De iniciativa da diretoria e da pós-graduação do Instituto, o intuito da visita foi apresentar as virtudes e também dificuldades vivenciadas pelo IAU nos últimos anos no que se refere à pós-graduação.

De acordo com Miguel Antonio Buzzar, docente e Diretor do IAU, o Instituto é ainda uma Unidade em construção e, por essa razão, para que chegue no patamar das outras Unidades da USP, é preciso que o IAU tenha um tratamento diferenciado.

Tomás Antonio Moreira, docente do IAU e Presidente da Comissão de Pós-Graduação do Instituto, entregou ao Pró-Reitor uma carta na qual constam os principais pleitos necessários à melhoria da pós-graduação (clique aqui para acessar a carta).

Após uma primeira reunião com a diretoria e comissão de pós-graduação do Instituto, houve uma segunda reunião, aberta a toda comunidade do IAU, na qual estiveram presentes majoritariamente docentes e alunos de pós-graduação.

Nessa reunião, Carlotti falou aos presentes sobre as principais resoluções adotadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) para o próximo quadriênio, que se resumiram a três pontos principais: características dos programas de pós-graduação (plano estratégico dos programas e principais metas), valorização da produção conjunta entre alunos e orientadores, e o impacto dos programas em nível local, regional e nacional, focando mais na qualidade das pesquisas, e menos na quantidade de artigos publicados. “Resumindo, essa nova avaliação será mais simples, porém com mais qualidade, e mais centrada no aluno”, declarou o Pró-Reitor.

Depois da fala de Carlotti, os presentes puderam fazer perguntas ao Pró-Reitor, tirando diversas dúvidas a respeito da pós-graduação no IAU e na USP, em geral.