cartaz palestra maria-madalena 2014 web2

palestra no iau – profa. Maria Madalena Silva, Universidade do Porto – Portugal

cartaz palestra maria-madalena 2014 web2

– No dia 15.10.2014 será ministrada, no IAU, pela Profa. Dra. Maria Madalena Ferreira Pinto da Silva – Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), a palestra “Forma e circunstância: a praça na cidade portuguesa contemporânea” .

A importância do espaço público como ordenador da cidade e do território contemporâneos, em face dos novos fenômenos urbanos, que descaracterizam e transformam o próprio significado de cidade, permeia a conferência, que sintetiza a tese de doutoramento defendida em 2009 na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto. Professora da FAUP desde 1990, Madalena Pinto da Silva desenvolve uma abordagem em que a condição de permanência arquitetônica, o valor como significado urbano e a adequação como forma vinculam-se às noções de memória, lugar, cidade e território como determinantes do espaço público e expõem os valores de fundação, de continuidade e de transformação na forma geral da cidade.

Ao implicar conhecimento arquitetônico e histórico da cidade, destaca-se o espaço público como um de seus elementos simbólicos e definem-se critérios de investigação para evidenciar a estrutura e identidade do espaço público: à luz da história, medir o tempo com o espaço; calcados na geografia, estabelecer valores de topos e continuidade. O levantamento amplo e sistemático de praças em Portugal permite-lhe designar as circunstâncias matriciais do espaço público na cidade portuguesa contemporânea, da rua direita ao rossio; identificar normas, ações e planos ordenadores; reconhecer as formas de inserção urbana, enquanto figura e sistema. Sob esse intuito, a preocupação com o significado urbano atual do espaço público e com as condicionantes contemporâneas que o estruturam como fato arquitetônico, a busca de uma nova hierarquia espacial e a possível fixação de uma identidade para a cidade contemporânea ensejam a descoberta de três expressões singulares no espaço urbano: a praça relacional, a praça estrutural e a praça geográfica.

local: auditório Paulo de Camargo e Almeida (IAU)
data: 15.10.2014
hora: 17h