DIAPReM web

Palestra “Metodologias integradas para a restauração e valorização do patrimônio histórico”

DIAPReM web

– No dia 04.08.2015, às 17h30, no Auditório Paulo de Camargo e Almeida, o Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP realizará a palestra Metodologias integradas para a restauração e valorização do patrimônio histórico, com a pesquisadora Denise Araújo Azevedo, membro do Centro DIAPReM (Development of Integrated Automatic Procedures for Restoration of Monuments) do Departamento de Arquitetura da Universidade de Ferrara, Itália.

O DIAPReM, fundado em 1997, desenvolve metodologias operativas a partir do uso de modelos digitais geométricos tridimensionais, representações virtuais de complexos conjuntos arquitetônicos de caráter monumental, com suportes para a análise interdisciplinar em amplo espectro. Com projetos de pesquisa realizados na Itália e no exterior, tem desenvolvido estratégias de conservação preventiva com a utilização de métodos e tecnologias inovadoras de controle e monitoramento nos exames e estudos dos bens, no campo da recuperação urbana e ambiental.

Denise Araújo Azevedo é Arquiteta (PUCCAMP/1984 e Università degli studi di Ferrara/2000) e PhD em Tecnologia da Arquitetura (ICAR 12, na Universidade de Ferrara, Universidade IUAV de Veneza e Universidade de Bologna/2009). Pesquisadora membro no Centro DIAPReM, coordena os projetos do centro com o Brasil e os casos estudos de escaneamentos 3D, com metodologia avançada, de vários edifícios da arquitetura moderna brasileira. Foi curadora das seguintes mostras de arquitetura brasileira na Itália: Oscar Niemeyer: La costruzione del Moderno in Brasile (2013), Viver em concreto (2014).

Mais informações:

cartaz do evento