image02 web

Modelo de peça que alivia pressão de máscara cirúrgica é desenvolvida no IAU-USP

image02 web

_ O Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP de São Carlos (IAU-USP) está produzindo peças flexíveis com impressora 3D para aliviar a pressão e o incômodo proporcionado pelas tiras elásticas das máscaras cirúrgicas nas orelhas dos usuários. O desenvolvimento partiu da demanda de funcionários do Hospital Universitário da UFSCar, sendo que a peça foi modelada a partir da necessidade de proporcionar mais conforto no uso diário e extensivo das máscaras pelos profissionais de saúde, de apoio e do setor administrativo, durante o período de combate ao COVID-19. Até o momento, já foram entregues 285 peças para a utilização de todo o quadro de funcionários do Hospital.

A concepção do projeto não é nova, e conta com uma diversidade de modelos em repositórios digitais. O modelo criado pelos pesquisadores do Instituto tem a finalidade de ser produzida rapidamente, em larga escala e utilizando pouco material plástico. O arquivo e as instruções para a impressão estão disponíveis para download e uso sob a licença Creative Commons 4.0 [CC BY-NC 4.0 licença] no repositório <https://github.com/rodrigoscheeren/IAU_COVID_PF?files=1>

image01 web

Participam e colaboram com essa iniciativa os pesquisadores Rodrigo Scheeren e Heliara Costa (IAU-USP), Laureana Stelmastchuk (IFSC-USP), Roseane Rigo e Ariane Petronilho (HU-UFSCar), com o suporte do Instituto e dos professores Márcio Minto Fabrício, David M. Sperling e Miguel A. Buzzar.