Menu fechado
manifesto em-defesa-da-capes web

Manifesto ANPARQ em defesa da CAPES

manifesto em-defesa-da-capes web

_ A pesquisa científica no Brasil ganhou vulto indiscutível nas últimas décadas. Esse quadro não seria possível sem a ação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Seu papel como agência de regulação da pós-graduação nacional é, desde 1951 com Anísio Teixeira, patrimônio da ciência brasileira, orientando suas políticas de forma estratégica.

Sua trajetória, exitosa ao longo dos anos, é fruto do esforço de dirigentes, técnicos e pesquisadores com grande comprometimento público e científico, e, por sua vez, formadores de recursos humanos de altíssimo nível, promovendo a atualização permanente do conhecimento em diferentes esferas no país, articulando a pesquisa e o ensino às ações de extensão das Universidades.

Graças a este seu perfil o Sistema Nacional de Pós-graduação brasileiro é, hoje, formado por centenas de cursos acadêmicos e profissionais, de todas as áreas de conhecimento, com notável visibilidade nacional e internacional, inclusive nas áreas de Arquitetura, Urbanismo.

Nestes termos, e em momento de grandes dificuldades impostas pela pandemia que assola o país, a Associação Nacional de Pesquisa em Arquitetura – ANPARQ -, como inúmeras associações científicas, vê a súbita mudança na Presidência da CAPES com grande preocupação. Causa-nos espanto a exoneração intempestiva de um Presidente da CAPES com pouco mais de um ano de cargo, em meio à Coleta de um Relatório Quadrienal e a designação, igualmente surpreendente, para presidi-la de dirigente com ainda tão inexpressiva experiência para a representação e execução das atividades historicamente desempenhadas pela instituição com a complexidade e, com o consequente conhecimento da comunidade científica que o cargo requer.

Chamando a atenção para estas questões a Direção da ANPARQ enseja que as autoridades competentes avaliem as decisões tomadas de forma a não comprometer esforços de décadas no sentido de valorizar o conhecimento científico do país para o máximo benefício da sociedade brasileira.

Brasília, 17 de abril de 2021.

ANPARQ
Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo