Na segunda-feira, dia 9 de setembro de 2024, foi lançado o livro “Patrimônios e Imaginários”, escrito pelo professor Paulo César Castral, do Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU) da USP, em São Carlos. A obra está disponível gratuitamente no Portal de Livros Abertos da USP (https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/1391).
O livro em questão é resultado do projeto “Cidades para Todos”, no âmbito do grupo de pesquisa Núcleo de Apoio à Pesquisa em Estudos de Linguagem em Arquitetura e Cidade (N.ELAC) do IAU. Além disso, a organização da obra contou com a participação de discentes da Pós-Graduação do Instituto.
Sinopse de “Patrimônios e Imaginários”
O Patrimônio, a partir do debate atual, tem seus sentidos sendo dirigidos da proximidade à noção de posse e guarda de um bem precioso — por seu valor material e histórico —, para territórios conceituais com limites borrados por questões emergentes. Os objetos de atestado de um passado significativo cedem lugar para a permanência de atuações sociais na disputa de representações identitárias.
O conhecimento, antes estabelecido pela expertise e que teria de ser dado a conhecer, passa a ser constituído na relação horizontal entre os diversos agentes em ações nas quais inventariamento, valoração e educação se confundem, mas não se apagam.
A aproximação, assim, do Patrimônio aos Imaginários, longe de buscar uma definição justa, procura trazer esse campo de problematizações para o debate. Este livro se apresenta como um espaço de debates e proposições para o campo ampliado do Patrimônio Cultural.