livros-nabil-e-ana web

livros-nabil-e-ana  web

– em 08-12-2014, no IAU-USP, haverá o lançamento do livro “Pioneiros da Habitação Social no Brasil”, de Nabil Bonduki e Ana Paula Koury, Editora da UNESP.

Trata-se de obra de fôlego, iniciada há 17 anos, no então Departamento de Arquitetura e Urbanismo da EESC, abarcando toda a produção dos IAP – Institutos de Aposentadoria e Pensões e da FCP – Fundação da Casa Popular, no período 1930 – 1964. Tal período tem um significado muito imporante para o Brasil, iniciando pela chamada “Era Vargas”, em que foi formulada uma política de habitação, de caráter estatal, operada pelos organismos previdenciários sindicais e, a partir de 1946, com a instalação da FCP, para orientar, para todo o país, a produção habitacional.

Segundo Nabil, a partir de 1930 constroi-se as origens da habitação social no país, de âmbito estatal, superando a produção rentista privada, permitida pelo Estado liberal do período imediatamente anterior, da chamada Primeira República

O livro consta de 3 volumes: no primeiro, Nabil Bonduki dá o panorama de todo o período indicado, avançando para os dias atuais, com a problematização da produção estatal de habitação; no segundo, Bonduki e Koury apresentam o inventário da produção de habitação no período em todo o país e, no terceiro, Bonduki e Koury destacam 11 casos de conjuntos residenciais do período, considerando-os “11 propostas para o morar moderno”.

Trata-se de obra fundamental tanto pelo caráter de inventário amplo e detalhado quanto pela discussão construída, ao longo de quase duas décadas, sobre os caminhos da produção habitacional no país, seus contratempos e suas limitações impostas pela complexidade da produção da habitação como bem de uso num quadro da cadeia de construção civil que trata a habitação como mercadoria.

O evento contará com a participação da convidada da UFSCar, Vera Cepeda, que tratará do tema do desenvolvimentismo no período.

E, junto à apresentação do trabalho pelos autores, haverá a reflexão dos colegas do IAU, que participaram do trabalho de diferentes formas, Carlos Martins, Carlos Andrade, Sarah Feldman e Renato Anelli.

08/12/2014 – 18h30
Auditório Paulo de Camargo e Almeida
Instituto de Arquitetura e Urbanismo – IAU-USP

Este evento será transmitido via internet através da iptv-usp, com acesso pelo link http://iptv.usp.br/portal/transmission.action?idItem=25419