mapa-climatico-lutz web

Inscrições abertas para Curso de Difusão no IAU: Mapas de clima urbano e a sustentabilidade no ambiente construído

mapa-climatico-lutz web

– Mapa de Clima Urbano e Mapa de Recomendações para Planejamento Urbano Climático: ferramentas e estratégias contemporâneas na construção de cidades.

Para entender o planejamento das cidades é preciso levar em conta o planejamento da paisagem e a possibilidade de realizar o ordenamento do território a partir de informações vitais para um futuro sustentável. A estratégia metodológica objeto dessa Disciplina de Difusão pretende apresentar como o uso do Sistema de Informação Geográfica (SIG ou GIS – Geographic Information System) pode auxiliar na produção de um MAPA DE ANÁLISE DE CLIMA URBANO (urban climatic analysis map – UC-AnMap), potencialmente capaz de gerar um MAPA DE RECOMENDAÇÕES PARA PLANEJAMENTO URBANO CLIMÁTICO (urban climatic planning recommendation map – UC-ReMap).

O MAPA DE ANÁLISE DE CLIMA URBANO reúne dados geográficos sobre terreno, informações sobre clima, vegetação e parâmetros urbanos: é uma ferramenta de avaliação para integração dos fatores climáticos urbanos e considerações do planejamento urbano. O MAPA DE RECOMENDAÇÕES PARA PLANEJAMENTO URBANO CLIMÁTICO é o resultado de um trabalho realizado por profissionais de diferentes campos do conhecimento; integrando vários dados e informações. Essa síntese procura facilitar a gestão a partir de recomendações apresentadas de uma maneira simples e clara, a fim de evitar desentendimento entre planejadores, construtores e legisladores.

Entre as décadas de 1950 e 1960, estudiosos na Alemanha começam a desenvolver uma investigação que tinha como horizonte formular estratégias que unissem as mudanças climáticas em curso e a necessidade de inscrever o planejamento urbano na contemporaneidade de então. Na metade da década 1980, vários países europeus já haviam realizado estudos acerca da relação entre clima e planejamento urbano através da elaboração dos mapas do clima urbano; contudo, é na Alemanha da década de 90, especialmente nas cidades da baixa e média densidade, que os mapas climáticos passam a auxiliar efetivamente no planejamento de áreas construídas e verdes, auxiliando na diminuição das chamadas ilhas de calor e consequentes chuvas que levam a grandes enchentes, bem como no controle da poluição do ar e na melhoria da troca do ar nas áreas urbanas, preservando, mantendo e melhorando os corredores de ventilação.

A Disciplina de Difusão conta com o convidado Prof. Dr. Lutz Katzschner, atualmente professor adjunto da Universidade Chinesa de Hong Kong e membro do Instituto para o Desenvolvimento Urbano da Universidade de Kassel, Alemanha.

Katzschner web

ficha de inscrição

Informações adicionais e inscrições, entrar em contato: ccexiau@sc.usp.br e (16) 3373-8765