IAUUSPEMCASA 11 web

10+35+50_IAU.USP em Casa – Ciclo de Palestras (11) – Diálogos

IAUUSPEMCASA 11 web

_ 28 de outubro, 17h – youtube.com/iauusp – Gênero e Raça na produção contemporânea de Arquitetura e Cidade

As mulheres são maioria entre estudantes e profissionais formados em Arquitetura e Urbanismo. Ainda assim, são muitos os desafios que se colocam às mulheres em seu exercício profissional e em seu desenvolvimento acadêmico. Aos desafios relacionados às questões de gênero no campo da arquitetura e urbanismo, somam-se outros que expõem a inequidade também racial. Tais questões vêm sendo cada vez mais expostas e debatidas, mas ainda requerem difusão e representação. Neste contexto, procuraremos discutir a importância de se lançar uma perspectiva feminina (e feminista) sobre as relações que envolvem a produção contemporânea de Arquitetura e Cidade, bem como tratar da necessária representatividade de gênero e raça no âmbito deste campo atuação profissional e acadêmica em um cenário marcado por complexas desigualdades sociais, como é o caso brasileiro.

Gabriela Leandro Pereira (UFBA/Gaia) Professora da Faculdade de Arquitetura da UFBA, arquiteta e urbanista formada pela UFES. Mestre e doutora pelo PPGPAU/FAUFBA, onde integra o Grupo de Pesquisa Lugar Comum (PPGAU/FAUFBA), no qual coordena o Grupo de Estudos Corpo, Discurso e Território. Seus trabalhos versam sobre narrativas, histórias, memórias e epistemologias produzidas sobre a cidade e seus apagamentos, aproximando-os do debate étnico-racial e de gênero. Foi Vencedora do Prêmio de Teses da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (2017), com trabalho intitulado “Corpo, discurso e território: Cidade em disputa nas dobras da narrativa de Carolina Maria de Jesus”. É também integrante da Coletiva Terra Preta.

Sabrina Fontenele – Arquiteta e urbanista, com mestrado e doutorado pela FAU-USP, onde realizou pesquisas publicadas sobre arquitetura, cidade e preservação. Finalizou em 2019 a pesquisa de pós-doutorado na Unicamp quando redigiu um livro com apoio da Fapesp que trata de habitação, gênero e modernidade. Autora dos livros “Edifícios modernos e o traçado urbano no Centro de São Paulo” (2015) e “Restauro da Faculdade de Medicina da USP: estudos, projetos e resultados” (2013), além de vários capítulos de livro e artigos. Foi pesquisadora do Centro de Preservação Cultural da USP (2012-2018), onde atuou como editora científica da Revista CPC e como curadora da exposição “Tempo das Construções” (2013-2014). Desde 2018 é professora na Escola da Cidade onde também é Coordenadora de Pesquisa do Conselho Científico. Diretora de Cultura do Instituto dos Arquitetos do Brasil – Departamento São Paulo onde atua como responsável pelos projetos relacionados ao acervo do órgão, programação cultural e editorial (2020-22) e como curadora residente da 13ª. Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo.

Diana Helene Ramos – Desde 2004, atua junto a diferentes movimentos sociais de mulheres, moradia e trabalho em São Paulo, Rio de Janeiro e Alagoas. Foi esta atuação, na prática, que deu subsídios para realização da sua monografia de graduação, sua dissertação de mestrado e seu doutorado, premiado pela Capes em 2016 como melhor tese na área do Planejamento Urbano e Regional. Criou em 2013, o blog FeminismUrbana, para debater gênero e cidade. Aprofundou os estudos interseccionais de gênero durante seu pós-doutorado na UQAM (Canadá), em 2017, e no IPPUR/UFRJ, em 2018. Atualmente, é professora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Alagoas e da Pós-graduação em Tecnologia para o Desenvolvimento Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde pesquisa e leciona sobre planejamento urbano, urbanismo, paisagismo, identidade, cultura e tecnologia, com enfoque nos estudos interseccionais e decoloniais.

Camila Camargo – Arquiteta Urbanista. Pós Doutoranda junto ao Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (bolsista pelo Programa Nacional de Pós-Doutorado – PNPD/CAPES). Pesquisadora do SAGEMM IAU (Social activities, gender, markets and mobilities from below – Latin America) e do LEAUC (Laboratório de Estudos do Ambiente Urbano Contemporâneo). Docente da Universidade Paulista (UNIP Araraquara). Atuou em cargos técnico-políticos em prefeituras de cidades médias do interior de São Paulo, dirigindo departamentos de planejamento e mobilidade urbana, e de projetos e orçamentos voltados a rede de equipamentos públicos urbanos. Atuou como docente em cursos de arquitetura e urbanismo de instituições de ensino privadas desta mesma região e em cargo temporário junto ao curso de Arquitetura e Urbanismo do IAU USP. Doutorado (IAU USP, 2016) e Mestrado (EESC, 2010) enfocando políticas públicas habitacionais e formas de moradia precária na cidade contemporânea. Focos de pesquisa: políticas públicas habitacionais, movimentos de moradia, regulação urbana, reestruturação produtiva e territorial.

IAUUSPEMCASA 11 cartaz web