Grupo de pesquisa do IAU oferece Curso de Difusão “Construir com Fabricação Digital: Pavilhão Experimental”

Saiba como participar: Inscrições começam nesta terça-feira (28-05-2024) e custam R$ 40. Encontros serão presenciais, ao longo do mês de junho. 20 vagas são oferecidas

O grupo de pesquisa Nomads, do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP, em São Carlos, irá oferecer, ao longo do mês de junho, o curso de difusão “Construir com Fabricação Digital: Pavilhão Experimental”, ministrado pelos professores Marcelo Tramontano e Anja Pratschke.

Alunos de Graduação e Pós-Graduação das áreas de Arquitetura e Urbanismo, Design e Engenharia Civil podem participar. O período de inscrição começa nesta terça-feira (28) e segue até o dia 11 de junho. A taxa é de R$ 40. (Veja como se inscrever abaixo).

Serão oferecidas 20 vagas para o curso, sendo duas delas reservadas para pedidos de isenção da taxa de inscrição, que podem ser feitos até o dia 30 de maio, por meio do seguinte formulário online:
O resultado será divulgado no dia 4 de junho.

A carga horária do curso é de 16 horas, e os encontros estão previstos para os dias 19, 21, 26 e 28 de junho, das 14h às 18h.

Como se inscrever no Curso de Difusão?

As inscrições devem ser feitas por meio do Sistema Apolo. No menu, basta clicar em “Inscrição On-line” e, em seguida, em “Fazer a inscrição”. Selecione o IAU e clique no nome do curso em questão: Construir com Fabricação Digital.

Os interessados em participar também devem preencher um Formulário de Disponibilidade, que pode ser acessado pelo link

Após o preenchimento das informações, os participantes receberão um e-mail confirmando a inscrição no curso, juntamente com o boleto bancário que deverá ser pago.

Sobre o que é o curso?

O curso tem, como objetivo, realizar a fabricação e montagem de um pavilhão experimental, utilizando-se da fabricação digital para a produção de componentes construtivos em um processo híbrido de produção.

O programa do curso está dividido em cinco etapas: Introdução à Fabricação Digital; Produção de Componentes Construtivos; Experimentação de Técnicas Híbridas de Construção; Montagem do Objeto Arquitetônico em Formas Complexas; reflexão sobre o processo de projeto com meios digitais.