Menu fechado

exposição itinerante “mostra habis 21”

 exposicao web

– a partir de 04 de abril de 2014, comemorando seus 21 anos (1992-2013), o grupo Habis (Grupo de Pesquisa em Habitação e Sustentabilidade do IAU-USP) realiza a Mostra Habis 21, uma exposição itinerante que pretende apresentar aos visitantes oito projetos de arquitetura em madeira, resultados de pesquisa do grupo, e seus respectivos modelos reduzidos.

Os modelos reduzidos são resultados do Curso de Extensão “Modelo reduzido como instrumento para concepção, registro e divulgação da cultura construtiva em madeira” realizado no Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU-USP) em São Carlos.

Programação Itinerante 2014
São Carlos-SP    04 a 17 de abril         Biblioteca da EESC-USP
Natal-RN          28 a 30 de abril          XIV EBRAMEM
Natal-RN          05 a 09 de maio         FAU-UFRN
Brasília-DF       17 a 30 maio              FAU-UnB
São Paulo-SP    09 a 21 de junho         FAU-USP (a confirmar)
São Paulo-SP    24/junho a 04/julho   Escola da Cidade (a confirmar)

fotos

cartaz

_______________________________________________________________________________________

Mostra Habis 21 começa sua andança pelo país em São Carlos

Em comemoração aos 21 anos de atividades (1992/2013), o grupo Habis (Grupo de Pesquisa em Habitação e Sustentabilidade), do Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU) da USP São Carlos, promove entre os dias 4 e 17 de abril de 2014, na Biblioteca da EESC-USP, a Mostra Habis 21, uma exposição itinerante que pretende apresentar aos visitantes oito projetos de arquitetura em madeira (modelos reduzidos), todos resultados de pesquisa do grupo.

Segundo a coordenadora do grupo Habis, Akemi Ino, o que estará exposto deriva do curso de extensão “Modelo reduzido como o instrumento para concepção, registro e divulgação da cultura construtiva em madeira”, realizado no IAU-USP com o professor da FAU-UnB, Ivan do Valle, especialista em modelos.

Akemi destaca que a madeira utilizada é renovável na sua maioria oriunda de reflorestamento. “Diante de um mundo onde se consome cada vez mais recursos energéticos, onde os materiais da cadeia de produção da construção civil têm grande impacto na preservação do meio ambiente, degradando este com seus resíduos, o estímulo ao emprego da madeira, matéria prima de fonte renovável, de baixo consumo energético e comprovadamente de baixo impacto ambiental, parece-nos ser um caminho adequado nestes novos tempos, seja com técnicas tradicionais ou com as mais modernas”, explica a pesquisadora do IAU.

A abertura da exposição em São Carlos será às 18 horas desta sexta-feira (4), na Biblioteca Central do campus I da USP São Carlos. A Mostra Habis 21 também estará sendo realizada ao longo deste primeiro semestre em Natal/RN (abril/maio, no XIV EBRAMEM e na FAU/UFRN), Brasília/DF (maio, na FAU-UnB) e São Paulo/SP (junho, em locais ainda a serem confirmados). A exposição itinerante é uma realização da Comissão de Cultura e Extensão (CCEx) do IAU-USP. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 3373-9304 (Grupo Habis).

Alexandre Milanetti
Ass. Imprensa / IAU-USP