Menu fechado
defesa-do-ensino-nacional web

Em defesa do Sistema de Ensino Nacional

 defesa-do-ensino-nacional  web

_ O Conselho Superior da CAPES alertou à sociedade brasileira, com enorme preocupação, para os possíveis cortes drásticos do orçamento para 2019, noticiada pelo seu próprio Presidente, no Oficio nº 245/2018-GAB/PR/CAPES endereçado ao Ministro da Educação.

Caso confirmado, o orçamento proposto ocasionará a destruição do Sistema de Ensino Nacional, com a suspensão do pagamento de quase 200 mil bolsistas de pós-graduação, de iniciação científica, de residência pedagógica, de formação de docente da Rede de Educação Básica e de programas de cooperação internacional, a partir de agosto de 2019.

O impacto dos cortes comprometerá definitivamente o desenvolvimento da ciência e tecnologia no país, assim como acarretará perdas homéricas nas relações internacionais no campo da educação superior.

A manifestação da CAPES já teve ampla repercussão na sociedade. Cientistas e acadêmicos reagiram com preocupação à possibilidade de que haja cortes na CAPES. Diversas Associações Nacionais de Pesquisa escreveram diretamente ao Ministro da Educação e Planejamento solicitando imediata revisão do orçamento. Manifestações públicas também ocorreram como repúdio a magnitude dos possíveis cortes orçamentários.

Devemos continuar nos manifestando. Convidamos todos a prosseguir a se manifestarem a esse ataque à Comunidade Científico-Acadêmica Nacional.

Comunicado USP

Ofício ANPUR nº 05.2018