curso-de-extensão web

IAU-USP promove curso de extensão sobre Iluminação na Arquitetura

curso-de-extensao web

– Nos dias 23 e 25 de março de 2015 o Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP São Carlos irá oferecer o curso de extensão, na modalidade Difusão, “Iluminação na Arquitetura – A Luz como Elemento Estruturador da Percepção do Ambiente Arquitetônico”. O curso é coordenado pela professora Rosana Caram e é voltado para arquitetos, engenheiros e projetistas.

O conteúdo do curso irá demonstrar que a luz, tanto natural como artificial, é capaz de transformar a percepção dos ambientes em que vivemos. Para a coordenação do curso, “o domínio de suas características e efeitos visuais, por parte de quem desenvolve projetos arquitetônicos, é fundamental, pois pode influenciar de forma significativa a qualidade de vida dos usuários”. Com o objetivo de explorar este tema, o evento irá abordar a evolução do conceito de luz, sua aplicação na arquitetura como elemento estruturador do espaço, tanto do ponto de vista da percepção visual, quanto da luminotécnica envolvida no processo de projetos de iluminação.

Durante o curso, será apresentado o Programa DIAlux, que permite desenvolver projetos de iluminação e simular diferentes soluções baseadas em dados fornecidos pelos fabricantes de lâmpadas e luminárias. Serão abordadas também novas tecnologias de iluminação arquitetônica, como por exemplo a de LEDs de alto brilho e seu impacto nas novas possibilidades de interação com o usuário.

Entre os palestrantes estão, além da professora Rosana Caram (IAU-USP), o arquiteto Daniel Mattoso Argoud, doutorando pelo IAU e professor no curso de Arquitetura e Urbanismo da PUC/MG, campus Poços de Caldas; e o engenheiro Victor Roriz, pós-doutorando pelo IAU e pesquisador/consultor na área de Desempenho Térmico, Lumínico e Energético de Edificações.

O curso será ministrado no próprio IAU-USP, campus 1, na Sala de Vídeo 2 do Instituto. As inscrições já estão abertas, gratuitas e podem ser realizadas até o dia 20/3 por meio dos e-mail’s lessandro@sc.usp.br ou ccexiau@sc.usp.br

O cronograma e os temas abordados podem ser obtidos no cartaz do evento.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 3373-8765.