LogoUFSCar web

Conselho Universitário da UFSCar aprova moção em defesa da democracia e contra o impeachment

LogoUFSCar web

– “O Conselho Universitário da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), reunido nesta sexta-feira (18/12), aprovou por unanimidade esta moção em defesa da democracia e do Estado Democrático e de Direito e contra a deflagração do processo de impeachment contra a Presidente Dilma Rousseff.

O impeachment é um instrumento de extrema relevância quando utilizado para a garantia da democracia, mas inadmissível quando apropriado para fins diametralmente contrários a este, como no caso presente, que configura ataque frontal e fragiliza a nossa recente democracia.

A UFSCar participou ativamente das lutas pela redemocratização do País e, historicamente, constitui-se como referência nacional de instituição de Ensino Superior que zela e é intransigente na manutenção de processos democráticos e participativos de tomada de decisão.

É deste lugar, portanto, que o Conselho Universitário desta Instituição se une a outras Instituições Federais de Ensino Superior, à Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), e às inúmeras outras associações, entidades e grupos da sociedade civil nesta manifestação contra o impeachment e em defesa da democracia, bem como da expectativa de que possam ser reestabelecidas as condições políticas que permitam a continuidade do desenvolvimento social e econômico brasileiro e, particularmente, da Educação e da Ciência e Tecnologia em nosso País”.

São Carlos, 18 de dezembro de 2015

Prof. Dr. Targino de Araújo Filho