cadernos-26siicusp web

Comissão de Pesquisa do IAU lança caderno de resumos de trabalhos inscritos no 26º SIICUSP

cadernos-26siicusp web

_ Anualmente, a Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade de São Paulo (PRP-USP) promove o Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica (SIICUSP), evento no qual estudantes de graduação, tanto da USP quanto fora dela, têm a oportunidade de apresentar seus projetos de iniciação científica. Dividido em duas fases, a primeira é realizada localmente nas Unidades da USP, sendo organizadas pelas Comissões de Pesquisa que, entre outras coisas, são responsáveis por analisar os trabalhos apresentados e escolher os melhores para participar da 2ª fase, na qual serão novamente avaliados, desta vez concorrendo com todos os trabalhos apresentados no Simpósio.

No Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU/UAP), a 1ª fase do SIICUSP, que já se encontra em sua 26ª edição, ocorreu em 10 de outubro de 2018. Em razão do número expressivo de trabalhos inscritos (64 no total), a docente e presidente da Comissão de Pesquisa do IAU, Karin Maria S. Chvatal, viu a necessidade do desenvolvimento de um caderno contendo os resumos dos trabalhos inscritos. “Gostaríamos de documentar o que é produzido no IAU, por isso, decidimos criar esse caderno, incluindo todos os trabalhos que foram apresentados na 1ª fase do SIICUSP”, conta. “Cerca de 1/3 de nossos alunos fazem iniciação científica, e muitos têm bolsa PUB e PIBIC/PIBITI*. Essa é a oportunidade encontrada pela maioria deles para mostrar o que estão fazendo”.

Dos 64 trabalhos do IAU apresentados na 1ª fase, 11 foram destacados no Caderno de Resumos, sendo que o trabalho “Levantamento e leituras de estudos de caso sobre a inserção de recursos digitais na gestão e preservação do patrimônio”, de autoria da aluna Maria Clara Cardoso, e orientado pela docente do IAU, Anja Pratschke, foi o de maior destaque na 2ª fase do SIICUSP, recebendo menção honrosa no evento.

Para acessar o caderno de resumos da 1ª etapa do 26º SIICUSP, clique aqui.

*Programa Unificado de Bolsas da Pró-Reitoria de Graduação (link)

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica (link)*-