Chamada de Artigos – Revista RISCO, n. 21 – IAU/USP

revista risco 21 web

A Revista Risco, produzida pelo Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, campus São Carlos, e vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo do mesmo Instituto, inicia, a partir de 2015, um novo projeto editorial, tendo como editores o Prof. Dr.Carlos Roberto Monteiro de Andrade ( editor geral) e o Prof. Dr. Ruy Sardinha Lopes ( editor adjunto). Um núcleo temático onde se pretende abordar questões emergentes de pesquisa e novas reflexões sobre temas consolidados no campo da arquitetura e do urbanismo, além das seções “artigos e ensaios”, “janela”, “documento” e “resenhas” passam a estruturar cada número; a revista inaugura, ainda, um novo processo de submissão e avaliação dos artigos por meio da plataforma eletrônica OJS (http://www.revistas.usp.br/risco/index)

Se, a cada número, haverá uma chamada especial de artigos para seu núcleo temático, as demais seções recebem colaborações em fluxo contínuo, estando a comunidade acadêmica e científica convidada a nos enviar os resultados de suas pesquisas e reflexões.

Para a edição de nº 21, a ser publicada no segundo semestre de 2015, informamos que está aberta a chamada de artigos para o seu Núcleo Temático “Vilanova Artigas: cem anos”, segundo a ementa que segue.

No percurso de sua produção intelectual Vilanova Artigas forjou uma maneira de interpretar a arquitetura e uma linguagem arquitetônica decorrente dessa interpretação que fez escola. Sua produção e a importância desta para a arquitetura moderna paulista e brasileira, ainda não obteve correspondente amplitude em termos de estudos e análises em trabalhos acadêmicos e críticos. Várias das dimensões teóricas e arquitetônicas de sua produção, que agora começam a ser melhor estudadas, solicitam e necessitam de novas investigações e visões.

Falecido em 1985, em 23 de junho de 2015 Artigas completaria 100 anos de nascimento. Integrando-se às comemorações desse centenário a Revista Risco, através do núcleo temático “Vilanova Artigas; cem anos”, do número 21, espera incentivar os estudos e interpretações do seu percurso arquitetônico, dos matizes diferenciados de sua obra, das interlocuções que buscou estabelecer e também do legado de sua produção visível na arquitetura contemporânea brasileira e na formação de jovens profissionais.

Coordenador do NÚCLEO TEMÁTICO: . Prof. Dr. Miguel Buzzar

Prazo para submissão de artigos para o Núcleo Temático: 15/05/2015

Maiores informações sobre a Revista, diretrizes e normas de submissão online podem ser obtidas no endereço: http://www.revistas.usp.br/risco/index

Email: risco@sc.usp.br