logo iau noticias

Biblioteca do Instituto de Arquitetura e Urbanismo

logo iau noticias

– Um passo essencial para a consolidação do Instituto de Arquitetura e Urbanismo acaba de ser dado, com a conclusão, no início de dezembro, do projeto executivo da reforma do edifício destinado ao Serviço de Biblioteca e Centro de Documentação do IAU. A iniciativa constitui um anseio histórico, que perpassa a trajetória do curso de Arquitetura e Urbanismo desde o período em que esteve vinculado à Escola de Engenharia de São Carlos, o de potencializar as ações didático-pedagógicas, a partir da plena articulação de seus espaços de formação.

Com a transferência iminente da Prefeitura do Campus USP de São Carlos para a Área 2, a Reitoria da Universidade de São Paulo determinou, em meados de 2016, que a atual sede administrativa passasse a abrigar a Biblioteca do IAU. Localizado ao lado das instalações dos cursos de graduação e pós-graduação, o edifício tem cerca de 540 m2 de área construída, os quais, além de espaços para consulta, leitura, pesquisa, atendimento ao público e atividades administrativas, comportam 27.000 volumes (livros, periódicos e documentos), além de itens em formatos diversos (Cadernos de TGI, mapas, diapositivos, CDs, DVDs, fitas VHS…), possibilitando enfim reunir o material do Centro de Documentação (aproximadamente 7.000 volumes) e o acervo adquirido no passado pelo Departamento de Arquitetura e Urbanismo, provisoriamente sob guarda da Biblioteca da EESC (em torno de 14.000 volumes).

Desenvolvido pelo professor Givaldo Medeiros, em conjunto com o Escritório Regional de São Carlos da Superintendência do Espaço Físico da USP, o projeto concentra-se em quatro ações infraestruturais: adequação funcional dos espaços de recepção, referência, consulta, acervo, leitura, pesquisa e administração; garantia de acesso aos portadores de necessidades especiais, com implantação de plataforma elevatória e adequação das instalações sanitárias, da escada de emergência e da pavimentação externa; preservação do acervo, via instalação de ar condicionado e equipamentos de segurança; implementação de sistema de coleta de águas pluviais. Atualmente sob análise da RUSP, a inauguração da Biblioteca do IAU está prevista para novembro de 2017.

{youtube}D4K3COwGc_k{/youtube}