O Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU) da USP, em São Carlos, tem a satisfação de convidar toda a comunidade para a Aula Inaugural do Curso de Arquitetura e Urbanismo, intitulada “Arquitetura e Contracolonialidade: novas questões, velhos contextos?”, a ser ministrada pelo professor Casé Angatu (Carlos José F. dos Santos), no dia 09 de abril, às 14 horas, no Anfiteatro Luiz Gastão da Castro Lima da EESC-USP.
Casé Angatu é educador, ativista indígena e morador no Território Indígena Tupinambá de Olivença – Ilhéus, professor do curso de graduação em História na Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, em Ilhéus, e do Programa de Pós Graduação em Ensino e Relações Étnico Raciais da Universidade Federal do Sul da Bahia – Campus Jorge Amado PPGER-UFSB-CJA, em Itabuna, também na Bahia. Casé é doutor pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo – FAU/ USP, mestre em História na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP e graduado em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP.
Trata-se de um educador que utiliza sua docência para promover um ambiente de aprendizado inclusivo e crítico, desafiando narrativas colonialistas estabelecidas. Da intersecção de temas relacionados a sua trajetória como identidade, interculturalidade, decolonialidade, e contracolonialidade emergem novas questões desses campos e como velhos contextos ainda perpetuam desigualdades.
A Aula Inaugural do Curso de Arquitetura e Urbanismo promete ser uma oportunidade valiosa para debater como a arquitetura pode servir como um espaço de resistência, explorando como as práticas educativas devem dialogar com a contracolonialidade.
Convidamos a todos para a participação no evento!
