premio-tatiana web

Aluna da graduação apresenta trabalho de iniciação científica em evento internacional

premio-tatiana web

– Tatiana de Oliveira Chiletto, aluna de graduação do curso de arquitetura e urbanismo do iau-usp (5º ano), participou, com sua pesquisa de Iniciação Científica, do evento internacional XXIV Jornada Jóvenes Investigadores da AUGM-Asociación de Universidades Grupo Montevideo, organizada este ano pela UNESP em São Pedro-SP (24 a 26/10/2016 em São Pedro-SP), com o tema “Desafios Contemporâneos dos Jovens Investigadores no Desenvolvimento da Ciência na América Latina”. Assim, a pesquisa de Iniciação Científica da aluna Tatiana foi apresentada em mais um evento científico internacional.

A pesquisa de Tatiana, “O módulo triangular nos projetos da Roland Reisley House de Frank Lloyd Wright e da Casa Valentim de Marcos Acayaba: Um estudo comparativo”, teve como orientador o Prof. Dr. Paulo Yassuhide Fujioka, e foi realizada com bolsa FAPESP e no âmbito do núcleo de pesquisa N.ELac Núcleo de Apoio à Pesquisa em Estudos de Linguagem em Arquitetura e Cidade da Universidade de São Paulo.

A pesquisa foi agraciada com menção honrosa na Mostra de Destaques do 23º SIICUSP Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo em 2015, e foi selecionada pela Pró-Reitoria de Pesquisa para participação na JNIC-Jornada Nacional de Iniciação Científica da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, que ocorreu na Universidade Federal do Sul da Bahia em Porto Seguro, de 03 a 09/07/2016 (conforme já noticiado). Após a apresentação do trabalho em Porto Seguro, a Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional e a Pró-Reitoria de Pesquisa convidaram todos os alunos que receberam Menção Honrosa no 23º SIICUSP 2015 a participarem da XXIV Jornadas Jóvenes Investigadores – AUGM.

Sobre o evento, Tatiana conta que ocorreu grande participação de universidades latino-americanas, incluindo Chile, Uruguai, Paraguai, Bolívia e principalmente da Argentina (em peso lá). A sua pesquisa de Iniciação Científica foi muito bem recebida e elogiada pelos avaliadores da UNESP, com perguntas que provocaram um debate intenso e inédito acerca do trabalho. Os avaliadores concluíram afirmando que se trata de pesquisa de excelência e de muita qualidade.

Ao final do evento foram premiados alguns trabalhos de destaque: de aproximadamente 500 participantes, cerca de 65 foram selecionados para premiação. A pesquisa de Tatiana foi um dos quatro trabalhos participantes da USP que foram laureados.

foto-premio-tatiana1 web