Descrição da linha
Explora o audiovisual, em suas várias modalidades, como linguagem relevante para a reflexão sobre as cidades, os processos de produção urbana e as sociabilidades. Incorpora a realização, veiculação e debate de produções audiovisuais como formas de articulação entre arquitetura, urbanismo e cultura.
Urbanicidades
Ciclo semestral de filmes organizado pelo LEAUC (já com 6 edições). Cada sessão compreende a apresentação de filme que discuta aspectos da produção da cidade contemporânea e conta sempre com a participação de dois debatedores convidados. Os filmes abordam um dos quatro eixos seguintes: 1. Conflito e processos | efeitos materiais (esta chave busca discutir conflitos que se dão pelas alterações concretas do tecido urbano, do fazer a cidade, revelando-se pela forma. Quais os conflitos existentes nesse tipo de processo entre sociedade civil, estado e mercado? Quais os atores e agentes? Qual a materialidade e os conteúdos que "saem ou ficam" neste processo?); 2. Conflito de identidades: construção da imagem, urbanalização e simulacro (aborda a construção de imagens de cidade voltadas para o turismo predatório do consumo questionam a construção de um espaço urbano banalizado e esvaziado de conteúdos culturais. Estas transformações são responsáveis por instigar um conflito de interesses entre a população residente (os habitantes) e o mercado do turismo); 3. Conflito de/entre imaginários urbanos | memória (esta chave trata da convivência de imaginários urbanos conflituosos entre grupos e/ou indivíduos. Transformação sobre a percepção do espaço. Processos silenciosos de alteração do conteúdo, sem necessariamente a alteração da forma); 4. Conflito a partir de práticas socioespaciais | espaço cotidiano (trata de tensões entre grupos e sujeitos, conflitos e acordos como também formas de apropriação. Disputas por domínios e territorialidades urbanas, tanto de práticas como da relação entre forças estruturantes e a população. Alguns filmes já apresentados: Abendland; Aquarius; Atrás da Porta; Bye, Bye Barcelona; Design for Dreaming; Dreams that Money can Buy;Eletrodoméstica; Faça a Coisa Certa; Ficção Imobiliária 1, 2 e 3; Leva; Lixo Extraordinário; My Winnipeg; O Menino Aranha; O Menino e o Mundo; Pixo; Sob Constante Ameaça;Um Lugar ao Sol.
Coordenador: Manoel Antonio Lopes Rodrigues Alves
Equipe: Camila Moreno de Camargo, Maíra Cristo Daitx, Marcel Fantin, Barbara Guazelli, Barbara Scudeller, Camila Guimarães, Milena Sartori, Maria Beatriz Andreotti