O projeto

O projeto

etapas

Capa do livro produzido como resultado final do projeto
Cartaz de divulgação da exposição dos desenhos feitos pelos alunos e alunas nas oficinas
Cartaz de divulgação da chamada para as entrevistas
Eletiva online ESCOLA MAPS

O Livro

Laboratório de Singelos Fazeres” é o título do livro produzido como resultado final de todo o processo do projeto CO-ESCOLA. Ele é formado por textos concebidos ao redor de oito palavras-chave estabelecidas a partir dos desenhos produzidos durante as oficinas de stencil (livros, relatos, tempos, rastros, escola, fábulas, remixes, ciência cidadã), imagens que apresentam o processo de trabalho, e remixes digitais de stencils produzidos coletivamente que expressam memórias, realidades e desejos sistematizados pelo grupo. Imaginado como um livro-objeto, suas páginas estão agrupadas por um barbante removível, podendo ser destacadas, rearticuladas, montadas em murais, coladas como lambe-lambes etc.

Abaixo temos um mural virtual para mostrar como as páginas do livro ficariam se as soltássemos, colocando-as lado a lado.

Oficinas de desenho e stencil

Os estudantes foram convidados a desenhar 3 lugares que representassem um lugar importante em sua MEMÓRIA; um lugar significativo no PRESENTE, e um lugar em que se imaginam no FUTURO. Em um segundo momento, foram escolhidos alguns desenhos para serem transformados em stencil para a composição de um livro e de um mural na escola.

Exposição de desenhos

A partir dos desenhos feitos pelos próprios estudantes, foi montada uma exposição para que toda a comunidade escolar tivesse acesso ao material produzido.

Entrevistas

A coleta de relatos das vivências espaciais da comunidade escolar em contexto pré-pandemia e pandemia e aspirações em futuro contexto pós-pandemia de COVID-19 foi realizada presencialmente de forma colaborativa com estudantes e comunidade escolar.

Em breve, todas as entrevistas estarão disponíveis no Canal do YouTube da plataforma CO-LAB.

Eletiva ESCOLA MAPS

A eletiva foi realizada no segundo semestre de 2020 de forma remota com estudantes dos 8º anos, abordando questões sobre percepção espacial, o papel da arquitetura para a criação de lugares e o mapa como ferramenta de imaginação coletiva.

CO-Escola foi contemplado no Edital de Apoio a Projetos de Pesquisa com Iniciativas de Ciência Cidadã da Pró-Reitoria de Pesquisa da USP, em 2020.