sobre o projeto

O presente projeto parte do pressuposto de que a constituição dos
significados e sentidos de coletividade passam necessariamente pela
identificação de seus integrantes ao tecido social e cultural que caracterizam tal comunidade. Trata-se de um compartilhamento de representações simbólicas que um coletivo adota para se colocar em relação a si e ao mundo. O patrimônio cultural material vem sendo abordado atualmente, tanto na pesquisa acadêmica quanto nos agentes públicos, como capaz de desempenhar essa função cultural somente quando é parte desse acordo social. Nesse sentido, propõem-se investigar as condições de percepção, espontâneas e estimuladas, que podem desencadear o sentimento de pertencimento e a ativação da participação desse coletivo na preservação dos objetos edificados que estimularam tal processo. A pesquisa-ação e a ciência cidadã são adotadas como as estratégias metodológicas que permitem uma abordagem ampliada da construção do conhecimento acerca desse tipo de acervo no mesmo movimento que permite desdobramentos significativos ao inserir a comunidade em um papel ativo na identificação e consolidação das narrativas que a define na dimensão coletiva. Dentre as ações previstas, planeja-se estruturar as atividades de pesquisa nos campos de Documentação, Educação Patrimonial e Políticas e Agentes de Preservação. Adota-se a cidade de Bocaina como objeto principal de pesquisa por apresentar um acervo arquitetônico, do ciclo cafeeiro do começo do século XX, relativamente bem preservado. Percebe-se um processo de cuidado com o bem material espontâneo, em função de não existir políticas públicas nesse sentido. Esse fato indicia um ação dos próprios moradores que será tomada como ponto de partida para os objetivos da pesquisa. Espera-se contribuir com a atual discussão acerca do patrimônio cultural e fornecer subsídios para o desenvolvimento de políticas públicas, de maneira colaborativa, para a cidade de Bocaina.

objetivos

Junto com os moradores, ex-moradores e amigos da cidade e do patrimônio bocainense, buscamos investigar as memórias e afetos que despertam o sentimento de pertencimento e a ativação da participação desse coletivo na preservação dos objetos edificados. Buscamos, com isto, fornecer subsídios para o desenvolvimento de políticas públicas, de maneira colaborativa, para a cidade de Bocaina.

participantes

 O projeto “A Cidade para todos – Bocaina” é uma iniciativa do Núcleo de Pesquisa em Estudos de Linguagem em Arquitetura e Cidade no qual se dedicam quatro pós-graduandas e um professor do Programa de Pós-graduação do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, campus São Carlos. Juntamente com as nossas pesquisas acadêmicas, acerca do tema Bocaina, queremos criar um espaço de diálogo com você que está por aqui, de modo que possamos construir conhecimento coletivamente sobre a cidade, podendo divulgar essa história tão peculiar.

clique aqui para nos conhecer