Bolsas e Auxílios
Entre as oportunidades para mobilidade internacional proporcionadas pela Universidade de São Paulo no âmbito do Instituto de Arquitetura e Urbanismo de São Carlos, destacam-se os editais de bolsas da Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional AUCANI e os programas de financiamento AUSPIN; Santander; e ERASMUS+. Confira as informações listadas a respeito das diferentes agências de fomento e os Editais abertos para a comunidade do IAU-USP.
Bolsa Mérito Acadêmico
O Programa de Bolsas de Intercâmbio para Alunos de Graduação, criado em 2012 pela Reitoria da USP, oferece mais de 1.000 bolsas de estudos para os alunos de graduação terem a oportunidade de estudar no exterior. O projeto é inédito entre as universidades brasileiras e as bolsas estão distribuídas em duas modalidades: Bolsa Mérito Acadêmico e Bolsas de Empreendedorismo. Cada bolsa tem duração de até seis meses, contemplando até seis mensalidades, um adicional a título de despesas de instalação e despesas pessoais (equivalente ao valor de uma mensalidade), seguro-saúde, passagem aérea de ida e volta e, excepcionalmente, taxas acadêmicas em valores a serem definidos conforme o caso. Saiba mais acessando os editais.
Bolsa Empreendedorismo (AUSPIN)
A Bolsa Empreendedorismo é gerenciada pela AUSPIN e oferecida usualmente uma vez ao ano: No 1º semestre são oferecidas bolsas sem previsão de distribuição de cota por Unidade USP e o detalhamento para obtenção de vaga é apresentado em edital. Os oferecimentos de oportunidades para intercâmbio são publicados por meio do sistema Mundus e são estabelecidos de acordo com as políticas de cooperação internacional vigentes à época da publicação de cada edital. Saiba mais acessando os editais.
Santander Universidades
O Programa Santander Universidades tem como principal linha de ação apoiar iniciativas voltadas à educação superior. Criado em 1996, é um programa de colaboração com as universidades, que firma uma aliança única no mundo entre comunidade acadêmica e empresa. Destaca-se pelo apoio de projetos universitários e por seus programas de bolsas, fomentando o intercâmbio cultural, a ciência, a inovação e o empreendedorismo. A seleção é realizada pela Unidade e enviada à Pró-Reitoria de Graduação, que homologa as inscrições dos alunos contemplados.
ERASMUS +
O programa Erasmus Mundus surgiu da iniciativa da Comissão Europeia em expandir o programa de mobilidade original ERASMUS, iniciado em 1987. O órgão responsável por todas as atividades do Erasmus Mundus é EACEA (Education, Audiovisual and Culture Executive Agency), sob supervisão de Directorate-General for Education and Culture (DG EAC of the European Commission) and EuropeAid – Co-operation Office (DG AIDCO of the European Commission). Esta iniciativa é patrocinada envolve uma série de redes de ensino, coordenadas por uma universidade europeia. A Universidade de São Paulo fez parte de seis consórcios da Ação 2.
CAPES-PrInt USP – Programa Institucional de Internacionalização
O PrInt é um programa idealizado pela CAPES, a agência federal de aperfeiçoamento de pessoal do ensino superior, que visa promover estratégias de internacionalização nas universidades brasileiras. De 2019 a 2023, a CAPES garantirá recursos a instituições selecionadas para permitir intercâmbio internacional que impulsione projetos, produtos e estratégias de internacionalização. Na USP, o PrInt é coordenado pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação.