aluno-premiado concurso-plasma-unicamp web

Aluno do IAU é premiado com o segundo lugar em concurso nacional

aluno-premiado concurso-plasma-unicamp web

_ O aluno do quarto ano do Curso de Arquitetura e Urbanismo do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP, Ricardo Costa Pinto, foi premiado com o segundo lugar no concurso nacional organizado pelo grupo Plasma da Unicamp.

O concurso consiste na elaboração de um parklet para a área externa de um novo espaço que será construído pelo grupo. Esse espaço, o Espaço Plasma, é um espaço maker e de coworking que será aberto 24 horas por dia, 7 dias por semana, onde todos os membros da comunidade acadêmica poderão trabalhar juntos e compartilhar computadores, impressoras 3D e outros equipamentos de fabricação digital.

Equipe:

– Ricardo Santhiago (Arquitetura – IAU-USP)
– Gabriel Faria (Arquitetura – PUC-Camp)
– Laura Ré (Eng. Civil – Unicamp)

Posição: 2° lugar

concurso-plasma-unicamp 02 web

Memorial do Projeto: O Parklet Tudunutetu, assim como seu nome sugere, possui como grande partido a fixação de todas as suas estruturas essenciais na cobertura, a qual é estruturada por vigas de MLC. Dessa forma, cria-se grande permeabilidade visual aliada à ideia de leveza, passando a ilusão de que partes do projeto flutuam. A partir do conceito plástico, foi empregada a solução de tirantes metálico tubulares, os quais possuem como grande trunfo a possibilidade de se passar a instalação elétrica por estes, dessa forma, as fiações e iluminações passam despercebidas aos olhos do usuário. A paleta de cores basea-se em tons terrosos e acinzentados, com emprego de madeira exposta (tratada com stain) de forma a criar uma atmosfera agradável e aconchegante. A disposição de espaços e mobiliários é bastante flexível, permitindo diverosos usos que vão além da mera recreação e descanso ao estudo e trabalho, constituindo um ambiente diverso e adequado à vida universitária que fervilha ao seu redor.

imagens do projeto