Menu fechado
iau-em-casa 7 web

IAU.USP em Casa – Ciclo de Palestras (7) – Diálogos

iau-em-casa 7 web

_ 24 de junho, 17h30, com Maria Cecília França Lourenço* e Renata Vieira da Motta**, acesso pelo link: https://meet.google.com/xop-nzoz-wmd 

MUSEUS: NOVOS ENQUADRAMENTOS

Os Museus no presente século enfrentaram uma série de questões, ativas desde a remota origem, estando nesta pandemia da Covid-19, se reinventando.

Dificuldades estruturais, funcionais e iminentes se agravaram, com o quadro lúgubre e em vários setores vivenciados neste momento. Escancarou-se um cenário de necessidades em que espetáculo, mercantilização, cifras e números mostraram suas fragilidades. Resilientes a tantas crises, como os museus engendrarão a pós-pandemia? (Maria Cecília França Lourenço)

Desde 2016, o Conselho Internacional de Museus (ICOM) tem sistematicamente debatido com sua rede de 44 mil profissionais de 138 países a redação de uma nova definição de museu. Não se trata apenas uma atualização sobre “o que é museu”, mas as discussões se estendem principalmente “para que” e “para quem” os museus servem. O século 21 consolidou os museus-espetáculos, com exposições midiáticas e milhões de turistas-visitantes, mas também – de forma menos visível – temos a emergência de outras vozes, de outras narrativas, de museus fortemente ancorados em suas comunidades. (Renata Vieira da Motta)

*Maria Cecília França Lourenço – Professora Titular,FAU USP, lidera GMP FAU USP (Grupo Museu Patrimônio) e editora do Dossiê Revista ARA FAU USP. Historiadora e museóloga, concluiu: a) Graduação em Artes Plásticas [FAAP (1969)]; b) Mestrado [ECA USP (1981)], análise da obra de José Ferraz de Almeida Jr.; c) Doutorado relativo ao tributo de etnias na disseminação da arte moderna, [FAU USP (1990)]; d) Tese de Livre Docência [FAU USP (1999)] versou sobre museus brasileiros e a recepção da arte moderna; e) Concurso de Titular voltou-se à musealização da arte oitocentista, no país [FAU USP (2002)]. Dirigiu: a) Pinacoteca do Estado/SP, e, na USP, b) hoje nomeado, Centro de Preservação Cultural/CPC; c) Ruínas Engenho dos Erasmos; d) Laboratório de Modelos Tridimensionais; e) Departamento de História/ FAU; f) desde 1991 instituiu e lidera o Grupo Museu/ Patrimônio FAU USP/ GMP; g) com os membros GMP FAU USP criou em 2014 Site e organizou desde 2016, Revista ARA FAU USP; com enfoque em questões contemporâneas, amanhã, patrimônio desta época, digital. – https://www.revistasusp/revistaara/. Desde 2015 realiza Programa de Professor Sênior/ USP. Vem orientando em distintos níveis.

**Renata Vieira da Motta – Arquiteto e Urbanista (1998), Mestre (2003) e Doutor (2009) em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo. Foi professora da Associação de Ensino de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo | Escola da Cidade e professor convidado da pós-graduação lato sensu “Crítica e Curadoria” da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Museus e Gestão Cultural, atuando principalmente nos seguintes temas: museu, política pública, gestão. De 2011 a 2016 atuou na área de museus da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, como Diretora Técnica do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) e Coordenadora da Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico (UPPM). Atualmente está vinculada à Universidade de São Paulo, como Assessora do Gabinete da Reitoria para a área de museus e coleções. É Presidente do ICOM Brasil.

Links de interesse:

Revista ARA – https://www.revistasusp/revistaara/
Sobre a Nova Definição de Museu – https://icom.museum/es/recursos/normas-y-directrices/definicion-del-museo/
Carta Aberta do ICOM Brasil sobre museus e comunidades – https://www.icom.org.br/?p=1928

iau-em-casa 7  web

Estamos em casa, mas estamos juntos!
#iau.usp.emcasa