SIICUSP-Logo web

Trabalho do IAU recebe menção honrosa no 27º SIICUSP

SIICUSP-Logo web

A aluna Daniela Sarone Fiori, do Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU) da USP, recebeu menção honrosa pela sua pesquisa durante a segunda fase do 27º Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica (SIICUSP), realizado em São Paulo. Intitulado A habitação e seu interior: um estudo sobre modernidade e domesticidade, seu projeto foi orientado pela professora Aline Coelho Sanches do IAU.

No trabalho, Daniela estudou obras dos arquitetos Affonso Eduardo Reidy, Lina Bo Bardi e Vilanova Artigas, analisando os ideais envolvidos na concepção de casa e de interior moderno. Para isso, a estudante comparou duas diferentes tipologias projetadas pelos artistas: a casa do arquiteto e a casa popular. A pesquisa foi financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e esteve entre as 10 selecionadas na primeira fase do Simpósio, que ocorreu dia 9 de outubro no IAU.

Daniela SIICUSP SP 2

Ao todo, foram 75 trabalhos inscritos na primeira etapa do evento, sendo 17% deles de alunos externos ao Instituto, vindos da UNESP, UNB, UNIP, Estácio, PUCCAMP, UNIARA, UNAERP, UNASP, UNIMONTE e UNIMOGI. Diferentemente do modelo padrão de apresentações do Simpósio em que os alunos explicam suas pesquisas utilizando pôsteres, no IAU os participantes prepararam apresentações orais de 10 minutos, como se estivessem em um congresso. Bancas avaliadoras compostas por docentes, doutores e pós-doutorandos do Instituto fizeram breves arguições sobre as pesquisas e escolheram os melhores trabalhos.

Para estimular a participação dos alunos de graduação como espectadores do evento, o IAU, pela primeira vez, computou frequência acadêmica para quem assistiu às sessões de trabalho. Resultado: 69% dos estudantes que cursam o primeiro ano e 84,5% dos que estão no segundo, por exemplo, estiveram no evento para conhecer os projetos. “Nós ficamos muito satisfeitos com a participação, pois deu grande visibilidade aos alunos que, muitas vezes, não têm uma ocasião adequada para apresentar seus trabalhos”, ressalta a professora Karin Chvatal, presidente da Comissão de Pesquisa (CPq) do IAU. Segundo a docente, o evento fortalece a cultura da iniciação científica que é muito valorizada no Instituto e cria um ambiente propício para que os jovens se engajem nesse universo, já que passam a conhecer mais de perto o trabalho desempenhado pelos grupos de pesquisa.

A representante discente do IAU, Maria Alice Messias, elogiou a organização do Simpósio e o engajamento dos estudantes, destacando a maior adesão dos alunos em comparação com o ano passado. Para a aluna, a apresentação no SIICUSP é importante tanto para a própria formação acadêmica, quanto para divulgar dentro do Instituto as atividades científicas que estão sendo desenvolvidas. Segundo a estudante, a IC permite que o jovem se aprofunde em temas que sejam de seu interesse e aprenda conteúdos que ultrapassam até mesmo os muros da ciência, fortalecendo sua formação crítica. “É uma excelente oportunidade de ampliar o conhecimento para além da sala de aula”, afirma.

Após a apresentação das pesquisas, houve uma mesa-redonda com representantes de todas as comissões do Instituto que levaram aos alunos informações sobre IC, participação em estágios no exterior e bolsas. Ao final da atividade, o Teatro da USP (TUSP) encerrou o Simpósio com uma apresentação artística a todos os presentes.

Sobre o SIICUSP – O Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica (SIICUSP) é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa da USP e tem como objetivo divulgar os resultados dos projetos de pesquisas científicas e tecnológicas realizadas por alunos de graduação da Universidade e de outras instituições nacionais e internacionais.

A primeira fase do SIICUSP acontece em cada uma das unidades de ensino e pesquisa da USP, espalhadas pelos diversos campi da Universidade no Estado. Na ocasião, os estudantes apresentam seus projetos para uma comissão avaliadora, que indica os melhores trabalhos para a segunda fase, denominada “Etapa internacional”, que, neste ano, foi realizada no dia 5 de novembro.

Texto: Henrique Fontes – Assessoria de Comunicação do IAU/USP
Foto: Daniela Fiori/Arquivo pessoal

Comissão de Pesquisa do IAU
Programação completa da primeira fase do SIICUSP no IAU