Cartilha

Confira as atividades do IAU durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Cartilha

Oficina, workshop, palestra e exposição são as atrações promovidas pelo Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU) da USP, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que teve início no último dia 19 de outubro. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público.

Na próxima quinta-feira (24), no SESC São Carlos, a Oficina “Cartilha da Cidade/Oficinas Urbanas” irá debater e apresentar a jovens de escolas públicas, de arquitetura e a moradores em geral os recursos e serviços oferecidos pelo município. O objetivo é transmitir conhecimento, de forma didática e interativa, para que a população se aproprie de informações sobre a cidade e possa discuti-la de maneira apropriada, contribuindo para a formação cidadã.

Após a Oficina, que começa às 14h e tem duração de duas horas, uma exposição de painéis mostrará ao público os temas urbanos abordados na atividade: Vegetação e Arborização; Mobiliário Urbano; Energia Elétrica; Produção de Energia e Sistemas Elétricos; Iluminação Pública; Impactos Ambientais; Mobilidade; Resíduos Sólidos; Água na Cidade; Drenagem Urbana e A água que vem dos rios. A atividade é coordenada pelo professor Miguel Antonio Buzzar, diretor do IAU, e conta com a participação da aluna Naiara Nunes Ribeiro.

Já na sexta-feira (25), o Centro Cultural da USP realiza, em conjunto com o IAU, das 14h às 17 horas, a Palestra e Workshop “Design for Positive Social Impact”, com Monika Brauntsch e Dorota Kabala. As atividades focarão na resolução de problemas por meio do design. Os participantes receberão um conjunto de problemas e serão incentivados a considerar o impacto social da abordagem de seu trabalho. São 20 vagas disponíveis e os interessados devem se inscrever pelo e-mail: cultura@usp.br. A palestra e o workshop ocorrerão no Centro Cultural da USP e serão ministrados em inglês. Conheça mais sobre as responsáveis pelas atividades clicando aqui.

E para finalizar a programação do IAU durante a SNCT, o SESC São Carlos recebe a exposição “Bioeconomia na Arquitetura e Construção”, que será realizada no sábado (26), das 9h30 às 18 horas. A mostra exibirá ao público os materiais utilizados pelo Grupo HABIS do IAU em suas pesquisas, que prezam pela sustentabilidade na construção e na arquitetura. Quem comparecer à exposição, poderá acompanhar de perto diferentes tipos de madeira, terra e bambu, todos materiais que podem plantados e colhidos, favorecendo a redução dos impactos ambientais causados pelo setor construtivo no Planeta. A atividade é coordenada pela professora Akemi Ino, do IAU.

Texto: Henrique Fontes – Assessoria de Comunicação do IAU/USP

Assessoria de Comunicação do IAU/USP