Lucas-Chico--realidade-aumentada

Aluno do IAU realiza exposição com realidade aumentada

Lucas-Chico--realidade-aumentada

O aluno de iniciação científica do Grupo de Pesquisa NOMADS, do Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU/USP), Lucas Edson Chico, realizou uma experiência de exposição em realidade aumentada pelas ruas da cidade de Brotas (SP).

Os trabalhos em exposição são colagens fotográficas que apresentam detalhes da arquitetura local, frutos da ação educativa Olhares de Brotas, realizado em 2018 com alunos da Escola Municipal “Álvaro Callado”. Essa primeira ação foi organizada pela doutoranda do IAU, Jessica Aline Tardivo. Ambos os alunos são orientados pela docente, Anja Pratschke.

O intuito da exposição em realidade aumentada é permitir que os trabalhos produzidos na ação estejam visíveis por tempo indeterminado e aproximem os visitantes dos detalhes da paisagem cultural. Para visualização é preciso instalar o aplicativo gratuito Wallame.

O aplicativo exibe um mapa localizador com os pontos da cidade nos quais estão anexadas as imagens, o que permite ao visitante realizar um tour pelas ruas do local. Lucas esteve na antiga casa de máquinas de Brotas no dia 3 de julho, orientando os visitantes sobre como utilizar a tecnologia. No local, foi afixado um tutorial para que os futuros visitantes tenham acesso à exposição. De acordo com Lucas, “o trabalho permite que moradores e turistas façam um percurso pela cidade e encontrem novos elementos e objetos impressos nos bens locais”.

Lucas-Chico--realidade-aumentada-1

Texto e imagens: Jessica Aline Tardivo