logoseminario-01 web

Seminário Internacional “Financeirização e Estudos Urbanos”- Chamada de trabalhos

logoseminario-01 web

– Este Seminário Internacional, organizado pelo Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (IAU-USP) em parceria com Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU-USP), procura cruzar os olhares europeus e latino-americanos sobre as alterações estruturais ocorridas no setor imobiliário e de infraestrutura urbana desde os anos 1970. Busca, dessa forma, apresentar trabalhos que vêm se destacando nos estudos urbanos e discutir sua articulação com as tendências do debate sobre a financerização, privilegiando as seguintes questões:

· os atores (financeiros e não-financeiros) que produzem as cidades;
· os circuitos de capital na produção imobiliária e de infraestrutura;
· o papel do Estado e das políticas públicas;
· as configurações socioespaciais, as contradições e os conflitos urbanos;
· as estratégias de produção e de valorização financeira nas empresas construtoras e incorporadoras.

Pesquisadores interessados em apresentar trabalhos nos Grupos de Trabalho devem enviar resumo em português e em inglês (até 300 palavras) para luciashimbo@usp.br até dia 04/02/2018. As propostas aprovadas serão divulgadas até 09/02/2018.

O programa detalhado e demais informações podem ser vistas no website do evento.